Na próxima sexta (5), o Zoológico de Brasília chega com uma novidade especial. O local vai inaugurar seu primeiro aviário de imersão. O espaço tem a proposta de aproximar o público da biodiversidade brasileira com educação e responsabilidade. A arquitetura é toda projetada com vegetação e ambientes que proporcionam o bem-estar animal.
Leia também
-
Como deve ser a alimentação do pet filhote para ficar forte e saudável
-
Filhote de gorila nasce à luz do dia diante de visitantes na Espanha
-
Urso no Brasil? Saiba por que eles não cruzam fronteiras com o país
-
“Pomsky”: filhote de 2 raças clássicas misturadas conquista as redes
Por ser amplo, o recinto possibilita que as aves expressem seus comportamentos naturais, enquanto os visitantes podem admirá-las ao caminhar dentro do habitat. Além disso, são 15 espécies e 18 aves brasileiras abrigadas. Juntamente com borboletas e tartarugas-tigre-d’água-sul-americanas.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
A tartaruga-tigre-d’água na verdade é um cágado devido ao seu hábito predominantemente aquático e pescoço longo
Segundo Wallison Couto, diretor-presidente do Zoológico, o aviário é muito significativo para a missão de educar público. “Queremos que as pessoas vivam uma experiência que vai além da observação. Aqui, o visitante entra no ambiente, percebe sons, cores e comportamentos das aves de perto e entende, na prática, por que a conservação da fauna brasileira é tão urgente.”
Biodiversidade marca presença
No aviário, é possível conhecer diferentes espécies. A arajuba, ameaçada de extinção no Brasil, ganha destaque pela cor amarelo vibrante. A jacutinga, ave de plumas pretas e brancas, é grande responsável na dispersão de sementes na Mata Atlântica. O papagaio-de-peito-roxo não fica de fora, com suas penas arroxeadas no peito, é conhecido como símbolo da Região Sul, onde enfrenta ameaças.
O nome da arajuba, presente no aviário, significa “papagaio amarelo”
Quem também entra na lista é o mutum-penacho, ave de porte maior que costuma viver em ambientes florestais. Não só essas, como todas as outras aves e répteis, são importantes para compor um espaço que é tão representativo para a conservação e educação ambiental.
Conheça o aviário
Quer conhecer o novo recinto do Zoológico de Brasília? Confira os horários e valores de visitação!
Zoológico
- Terça a domingo e feriados
- Horário: 8h30 às 17h
- Nas terças, quartas e quintas, exceto feriados, todos pagam meia entrada (R$ 5)
- Nos domingos e feriados a visitação é gratuita!
Aviário
- Quarta a domingo, das 9h30 às 15h
- Grupos de até dez pessoas por vez
