O Governo do Distrito Federal (GDF) pediu à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para convocar extraordinariamente os deputados com objetivo de corrigir um erro envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antes do início de 2026.
A CLDF havia encerrado as votações de 2025 no último dia 10 de dezembro. Com a identificação do problema na Secretaria de Economia do Distrito Federal, o GDF solicitou a reunião dos parlamentares para aprovar a correção.
O erro seria na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizada como referência para os valores de veículos por ano de fabricação.
Leia também
-
IPVA 2026: estados divulgam calendário de pagamento. Confira prazos
-
Reajuste médio do IPVA 2026 no Distrito Federal será de 1,72%
Segundo a Secretaria de Economia do DF informou, em nota, a Fipe “já encaminhou uma nova versão da tabela, com os campos devidamente corrigidos”. “É importante esclarecer que não houve qualquer aumento de alíquotas do IPVA. As alíquotas permanecem inalteradas desde 2019. Para os exercícios de 2025 e 2026, seguem válidos os percentuais praticados no Distrito Federal: 3% para carros de passeio, 2% para motocicletas e 1% para veículos de carga”, declarou.
