As embaixadoras da Neoenergia Ana Marcela Cunha e Tota Magalhães venceram o Prêmio Brasil Olímpico 2025 nas categorias Águas abertas e Ciclismo de estrada, respectivamente. A premiação ocorreu nessa quinta-feira (11/12), no Rio de Janeiro.
Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a premiação é considerada uma das principais honrarias do esporte olímpico nacional.
Além delas, a boxeadora Rebeca Lima, campeã mundial, recebeu o troféu de revelação feminina, entregue pela vice-presidente da Neoenergia, Solange Ribeiro.

Nesta edição, Ana Marcela Cunha atingiu mais um marco na carreira: foi indicada pela 13ª vez como melhor atleta das Águas abertas, tornando-se a maior vencedora da premiação entre todas as modalidades.
“É fundamental ter parceiros como a Neoenergia, que apoia o esporte feminino, para que possamos alcançar novas conquistas”, contou a atleta, que foi a primeira brasileira a conquistar o ouro olímpico em Águas abertas, nos Jogos de Tóquio, em 2020.
Ela se prepara agora para a travessia do Canal da Mancha, estreito que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte e separa o sul da Inglaterra do norte da França, prevista para julho de 2026.
A ciclista Tota Magalhães também celebrou o patrocínio. “Espero inspirar outros atletas. A jornada profissional não é fácil, mas, com disciplina, tudo se ajusta. O ano de 2028 está logo ali.”
Em 2025, Tota tornou-se a primeira brasileira a disputar o Tour de France feminino, chegando a liderar uma fuga por mais da metade do percurso entre as cidades de Saumur e Poitiers.
Parceria renovada
A Neoenergia e o COB anunciaram a renovação da parceria até 2028, com foco na ampliação do acesso ao esporte olímpico, na inclusão feminina e em iniciativas sustentáveis.
Entre as ações, está a expansão do fornecimento de energia 100% renovável ao Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio, garantindo economia estimada de R$ 4,5 milhões nos próximos três anos.
“A presença da Neoenergia no Prêmio Brasil Olímpico reforça nosso compromisso com dois pilares que nos conectam ao COB: igualdade de oportunidades, com o fortalecimento do papel da mulher no esporte, e sustentabilidade, por meio da oferta de energia renovável ao CT”.
Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia
A companhia contribui, ainda, para o desenvolvimento do esporte feminino por meio do Time Neoenergia, que já tem oito atletas. Além de Ana Marcela Cunha e Tota Magalhães, as demais embaixadoras são: Bia Souza (judô), Antonia Silva (futebol), Rayane Soares (atletismo paralímpico), Bruna Kajiya (kitesurfe), Mirelle Leite (atletismo) e Celine Bispo (natação).
A empresa também patrocinou, pela primeira vez, os Jogos da Juventude 2025, promovidos em Brasília, reunindo cerca de 4,7 mil jovens atletas em 20 modalidades — a maioria mulheres.
