MAIS

    Atriz Brigitte Bardot foi ferrenha ativista em defesa da causa animal

    Por

    Brigitte Bardot, atriz francesa falecida aos 91 anos neste domingo (28/12), não marcou apenas a indústria cultural ao longo de sua carreira, mas dedicou a segunda metade de sua vida à proteção dos animais.

    Leia também

    Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu em 1977, quando ela viajou até o Ártico para chamar atenção para a proteção de filhotes de foca. Criada em 1986, a Fundação Brigitte Bardot tornou-se uma referência internacional na proteção animal.

    Brigitte Bardot

    De acordo com a instituição, a Fundação Brigitte Bardot resgatou mais de 12 mil animais ao longo de quase quatro décadas em sua estrutura conhecida como “Arca BB”. A fundação atua em cerca de 70 países, mantém quatro abrigos, emprega aproximadamente 300 pessoas e conta com centenas de voluntários e 40 mil doadores.

    Em nota após o falecimento da artista, a fundação afirmou que Bardot sacrificou a própria carreira para se dedicar integralmente à causa animal e que seu legado seguirá vivo por meio das ações e campanhas conduzidas pela instituição.

    Atriz Brigitte Bardot foi ferrenha ativista em defesa da causa animal - destaque galeria6 imagensBrigitte Bardot em 1990Brigitte Bardot Brigitte em 1978 em uma discussão sobre as focas na FrançaBrigitte Bardot com seu cachorro para um documentárioA ativista animal em 2001Fechar modal.MetrópolesBrigitte Bardot com um lobo em um ensaio de fotos1 de 6

    Brigitte Bardot com um lobo em um ensaio de fotos

    Bernard Bisson/Sygma via Getty ImagesBrigitte Bardot em 19902 de 6

    Brigitte Bardot em 1990

    Foc Kan/WireImage/Getty ImagesBrigitte Bardot 3 de 6

    Brigitte Bardot

    Getty ImagesBrigitte em 1978 em uma discussão sobre as focas na França4 de 6

    Brigitte em 1978 em uma discussão sobre as focas na França

    Laurent MAOUS/Gamma-Rapho via Getty ImagesBrigitte Bardot com seu cachorro para um documentário5 de 6

    Brigitte Bardot com seu cachorro para um documentário

    A ativista animal em 20016 de 6

    A ativista animal em 2001

    Charly Hel/Prestige/Getty Images

    A fama da carreira no cinema possibilitou a ativista dar visibilidade às suas campanhas, transformando sua paixão em uma referência global. “Tenho muito orgulho da primeira parte da minha vida, que foi um sucesso e que agora me permite ter uma fama mundial, e que me ajuda muito na proteção dos animais”, declarou a atriz à Agence France-Presse em 2024.

    Ao longo da carreira, Brigitte Bardot participou de cerca de 50 filmes, além de atuar como modelo. Tornou-se uma das artistas mais fotografadas e comentadas de sua geração. Em paralelo ao cinema, Bardot também investiu na música. A partir de 1967, teve uma fase como cantora.