O terceiro filme da franquia Avatar, Avatar: Fogo e Cinzas, chegou aos cinemas no dia 18 de dezembro e está dando o que falar nas redes sociais. Isto porque, após o fim do terceiro filme, os fãs estão se perguntando se a história terá sequências.
Avatar 4 e Avatar 5 já foram anunciados pela Disney, com estreias previstas para 2029 e 2031, respectivamente. No entanto, a continuidade da franquia depende diretamente do desempenho de Avatar: Fogo e Cinzas nas bilheteiras, de acordo com uma entrevista do diretor dos filmes, James Cameron.
5 imagens![]()
![]()
![]()
Fechar modal.![]()
1 de 5
Varang (Oona Chaplin) no filme Avatar: Fogo E Cinzas
Divulgação/20th Century Studios
2 de 5
Cena de Avatar
Twentieth Century Fox
3 de 5
Cena de Avatar
Twentieth Century Fox
4 de 5
Cena de Avatar
Twentieth Century Fox
5 de 5
Cena de Avatar
Twentieth Century Fox
Segundo o cineasta, Fogo e Cinzas conclui o arco central iniciado em 2009, focado na trajetória da família Sully. “Sempre soubemos que Fogo e Cinzas seria o fim de um ciclo narrativo, de um arco de história”, afirmou Cameron em entrevista ao Deadline.
Apesar da incerteza sobre os novos filmes, o diretor já chegou a filmar algumas cenas da continuação. A decisão foi motivada por um salto temporal significativo previsto para o quarto filme, que envolve personagens jovens.
Leia também
-
Avatar 3, Emily in Paris e mais estreias imperdíveis da semana
-
Marta reage à escolha de atriz que vai interpretá-la em cinebiografia
-
Quais as reais chances de O Agente Secreto no Oscar 2026
-
10 filmes religiosos para assistir na semana do Natal
Cameron também revelou que tem os roteiros das próximas histórias escritos e que já pensou em ideias para o futuro da franquia, caso decidam por mais filmes. No entanto, o diretor afirmou que ainda não está pensando em sequências.
“É difícil para mim pensar nisso agora. Eu sempre uso a metáfora de que, se uma mulher está em trabalho de parto, no momento em que a cabeça do bebê está coroando, você não pergunta a ela sobre os próximos filhos”, pontuou o cineasta na mesma entrevista.
O primeiro filme de Avatar arrecadou mais de US$ 2,9 bilhões mundialmente, enquanto O Caminho da Água somou cerca de US$ 2,3 bilhões, colocando ambos entre as maiores bilheteiras da história do cinema.
