Democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgaram, nesta quinta-feira (18/12), um novo conjunto de imagens ligadas ao caso do criminoso sexual Jeffrey Epstein. Ao todo, 68 imagens foram divulgadas nesta rodada.
Entre elas estão fotografias de passaportes e documentos de identidade — majoritariamente de mulheres —, registros de conversas por mensagens que fazem referência ao envio de “garotas”, além de imagens que mostram Epstein ao lado de figuras públicas, como o linguista e filósofo Noam Chomsky e o empresário Bill Gates.
Confira as novas imagens:
Jeffrey Epstein e Noah Chomsky
Comitê de Supervisão da Câmara
Bill Gates posa para uma fotografia com uma mulher
Comitê de Supervisão da Câmara
Steve Bannon, um dos conselheiros mais próximos de Trump durante a campanha eleitoral de 2016 e Epstein
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Mensagens de texto sobre o envio de meninas
Comitê de Supervisão da Câmara
Imagem divulgada por democratas do Comitê de Supervisão da Câmara mostra um pé com uma citação de “Lolita”, de Vladimir Nabokov.
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Comitê de Supervisão da Câmara
Bill Gates e Noam Chomsky já haviam sido citados em divulgações anteriores. Um porta-voz de Gates voltou a negar qualquer vínculo profissional com Epstein, reiterando que o empresário se arrepende de ter se encontrado com ele.
Já Chomsky, de 97 anos, declarou que conhecia Epstein e que se encontravam ocasionalmente para conversar sobre ciência e filosofia. Ele também afirmou ao Wall Street Journal que Epstein o ajudou a transferir recursos entre contas pessoais, sem envolvimento financeiro direto do financista.
“Lolita”
Uma das imagens mais sensíveis é a captura de tela de uma troca de mensagens na qual uma pessoa discute o envio de jovens mulheres, mencionando valores e descrevendo características físicas, incluindo idade — “18 anos” —, peso, altura e local de partida.
Em uma das imagens, um exemplar do livro aparece ao fundo.
Passaportes
Também foram divulgadas imagens de passaportes de diferentes países, como Rússia, Ucrânia, República Tcheca, África do Sul e Lituânia, além do próprio passaporte de Epstein. A maioria dos dados pessoais foi ocultada pelos parlamentares.
Os democratas afirmam que receberam as imagens exatamente dessa forma do espólio de Epstein e que apenas censuraram informações que poderiam identificar vítimas ou pessoas cuja condição de vítima não é conhecida. Segundo o comitê, mais de 95 mil fotos foram entregues recentemente e ainda estão sob análise.
Leia também
-
Trump minimiza fotos divulgadas com Epstein: “Nada demais”
-
Democratas publicam novo acervo de fotos de Trump e Epstein; veja
-
Justiça dos EUA determina divulgação de transcrições do caso Epstein
-
Ilha de Epstein: imagens inéditas revelam o local dos crimes sexuais
Em nota, o deputado Robert Garcia, principal representante democrata no colegiado, afirmou que as divulgações visam garantir transparência.
O Comitê de Supervisão obteve as imagens como parte de uma investigação em andamento e já divulgou dezenas de milhares de documentos, e-mails e comunicações relacionados ao caso. Em carta ao Congresso, advogados do espólio de Epstein informaram que revisaram fotos e vídeos feitos em propriedades ligadas ao financista entre 1990 e 2019.
Com a nova rodada de imagens, cresce a expectativa pela divulgação dos “Arquivos Epstein” pelo Departamento de Justiça, prevista por lei até esta sexta-feira (19/12).
