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Boicote à Havaianas: comercial polêmico expõe polarização até na moda

Boicote à Havaianas: comercial polêmico expõe polarização até na moda

O comercial da Havaianas em que a atriz Fernanda Torres sugere não “começar 2026 com o pé direito” fez a marca de sandálias se tornar o centro do debate político desde o domingo (21/12). Em reação à propaganda considerada esquerdista, nomes da política como o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro aderiram a um boicote à marca. Nas redes sociais, apoiadores da direita compartilham vídeos rasgando suas Havaianas e afirmam que passarão a comprar apenas sandálias da Ipanema, concorrente direta da marca mundialmente conhecida.

Vem entender!

Havaianas e Fernanda Torres -- MetrópolesCampanha de fim de ano gerou uma onda de revolta

 

O boicote

Nas redes sociais, representantes da direita brasileira se unem para promover um boicote às sandálias Havaianas. Nomes como Luciano Hang — o dono da Havan — e Eduardo Bolsonaro incentivam que simpatizantes parem de consumir a marca.

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@tiagovargasms/Instagram/Reprodução2 de 5

Internautas de direita aderem a boicote

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Havaianas no lixo

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Influenciadora corta Havaianas

josifloraoficial/Instagram/Reprodução5 de 5

Eduardo Bolsonaro jogou no lixo um par de Havaianas

@bolsonarosp/Instagram/Reprodução

Mais do que isso, diversos internautas compartilham vídeos rasgando e destruindo os calçados, mostrando que o comercial de fim de ano foi inaceitável para suas posições políticas. A influenciadora Ally Camargo viralizou ao compartilhar o momento em que joga em um saco de lixo todas as Havaianas de sua casa, mesmo ato realizado por Eduardo Bolsonaro. Confira a posição do filho do ex-presidente no reel:

 

Havaianas x Ipanema

Como resposta à campanha, personalidades da direita passam a incentivar a troca das sandálias Havaianas pelas da Ipanema. A marca, apesar de não ter feito nenhum pronunciamento político, está sendo tratada como alternativa às “sandálias woke“. Desde domingo, o número de seguidores no Instagram da Ipanema quase dobrou, indo de 500 mil para mais de 900 mil.

Vendo o rápido crescimento, a equipe de marketing não ficou parada, e publicou um comercial “de última hora”, com texto e vídeo simples, mas que já garantiu grande engajamento no Instagram. Nos comentários, apoiadores exaltam:

“Vou entrar no Ano-Novo pela direita, vou de Ipanema!”, disse uma internauta. Outra seguidora declarou: “2026 só Ipanema, entrando o ano com o pé direito”. Confira a publicação:

 

A escolha de Fernanda Torres

A Havaianas pertence ao grupo Alpargatas, que integra a holding Itaúsa, assim como o banco Itaú. Entre os sócios do banco está Walter Salles, herdeiro da família Moreira Salles e diretor do filme Ainda Estou Aqui, responsável por levar Fernanda Torres ao Oscar.

A conexão entre a atriz e a marca é clara. Por si só, a escolha de Torres para protagonizar a campanha foi alvo de críticas, levando em conta a proximidade da artista com o atual governo. Ao vencer o Globo de Ouro, em janeiro de 2025, Fernanda foi celebrada pelo presidente Lula nas redes sociais. Quatro meses depois, a atriz recebeu do presidente a honraria de Ordem do Mérito Cultural.

Eduardo Bolsonaro, ex-deputado federal cassado, foi um dos que citou a inclinação política de Fernanda Torres ao criticar o comercial:  “Escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda, que ainda fala para não começar o ano com o pé direito”, esbravejou o filho do ex-presidente.

Encontro de Torres com Lula e Janja, em 2024

 

A atriz recebeu uma honraria do Governo Federal

Confira o comercial:

 

Franqueados

Preocupados com a situação dos franqueados, páginas de direita chegam a sugerir que donos de franquias entrem na Justiça contra a Havaianas, por supostamente terem assumido risco de gestão temerária ao “apostar em campanha ideológica”.

Representantes da direita temem por franqueados

 

Sucesso das Havaianas no exterior

Em novembro de 2025, um modelo de Havaianas foi o item de moda mais desejado mundialmente no trimestre, de acordo com o conceituado ranking trimestral Lyst Index. Neste ano, a modelo Gigi Hadid se tornou embaixadora global da marca. Em agosto, o astro do K-pop Jungkook apareceu usando uma Havaianas em uma live.

Top 10 de produtos mais populares – 3º trimestre de 2025

1. Chinelo Top, da Havaianas
2. Mocassim Le Loafer, da Saint Laurent
3. Suéter Chunky Cashmere, da Cos
4. Mocassim Eel, da The Row
5. Sutiã Pierced Nipple Push-Up, da Skims
6. Bolsa Slim Symmetry Pochette, da Savette
7. Nike Moon Shoe, collab entre a Nike e a Jacquemus
8. Tênis Shox TL, da Nike
9. Vestido midi da Polo Ralph Lauren
10. Bolsa Soft Empire Carryall 48, da Coach

Chinelo Top, da Havaianas

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