Um boletim médico divulgado nesta quarta-feira (24/12) afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “apto” para ser submetido a um procedimento cirúrgico marcado para esta quinta-feira (25/12), feriado de Natal. Bolsonaro foi transferido mais cedo da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF) para o hospital DF Star, também na capital, depois da autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido para realização de procedimento de herniorrafia inguinal bilateral. Realizou exames pre-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento proposto”, diz um trecho da nota médica.
“A cirurgia está programada para ocorrer amanhã (25/12/2025), a partir das 9h, sob anestesia geral, com previsão de 4 horas de duração. A necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico será avaliada durante a internação, a depender da evolução do pós-operatório e condição clínica”, afirma outro trecho.
O ex-chefe do Executivo está internado desde a manhã desta quarta-feira (24/12). No hospital, realizou exames clínicos e laboratoriais, bem como testes de aptidão para o procedimento cirúrgico.
5 imagens


Fechar modal.![]()
1 de 5
PF conduz ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital
2 de 5
PF conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até hospital
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
3 de 5
Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
4 de 5
Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
5 de 5
Polícia Federal conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até o hospital DF Star, onde fará cirurgia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Bolsonaro saiu da PF escoltado por um comboio de viaturas, além de batedores da Polícia Militar (PM) e da Polícia Penal. Deu entrada no hospital pela garagem. Ele será vigiado por dois policiais na porta do quart0 em todo tempo que estiver internado.
Ainda não há previsão de alta. Segundo a equipe médica, o ex-presidente deve ficar internado de cinco a sete dias. Há ainda a possibilidade de realizar um procedimento não cirúrgico para aliviar a crise de soluços.
