Uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar frustrou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), um ataque que seria promovido por criminosos do Comando Vermelho (CV) contra rivais do Terceiro Comando Puro (TCP) em áreas de Vicente de Carvalho e Irajá, na Zona Norte do Rio. Durante a operação, um traficante morreu.
O grupo foi interceptado quando avançava para mais uma ação armada na região.
Os policiais apreenderam um arsenal de guerra: dois fuzis, duas pistolas, carregadores, grande quantidade de munição, um radiotransmissor e o veículo utilizado pelos criminosos.
Leia também
-
Maior investigação da história do PCC prescreve e Marcola é absolvido
-
Quem é Tiriça, inimigo de Marcola, punido por causa de osso de frango
-
Tiriça, inimigo nº 1 de Marcola, é punido no presídio; saiba motivo
-
Acusado de ordenar morte de PM, Marcola tem processo parado há 20 anos
Um dos suspeitos morreu após confronto e outros quatro estão sob custódia, entre eles, um adolescente.
A investida fez parte de mais uma etapa da Operação Contenção, força-tarefa estadual criada para conter o avanço territorial do CV. Participaram da ação equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP), da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e do 16º BPM (Olaria).
Planejamento de ataque e monitoramento
As investigações indicam que o bando, ligado ao Juramentinho, em Vicente de Carvalho, já vinha promovendo ataques sucessivos em comunidades dominadas pelo TCP na região do Amarelinho.
Em uma das ações anteriores, integrantes chegaram a vestir uniformes escolares para circular pelas ruas sem levantar suspeita.
Na madrugada desta quarta, o grupo se deslocava para atacar a comunidade Para-Pedro, em Irajá. O trajeto era monitorado pelas equipes havia semanas.
Quando o carro utilizado pelos criminosos foi identificado, os policiais tentaram realizar a abordagem.
Houve fuga e os suspeitos dispararam contra os agentes, que revidaram. O veículo foi alcançado e todos os ocupantes acabaram contidos.
Suspeitos feridos e mortos
Quatro homens, entre eles um adolescente, foram baleados e levados para uma unidade de saúde da região. Um quinto ferido não resistiu.
Entre os detidos, um é apontado como autor de um roubo ocorrido em julho, em Mesquita. O adolescente responde por ato infracional análogo a latrocínio, registrado em abril, em São João de Meriti.
Operação Contenção
Criada pelo Governo do Estado, a Operação Contenção mira diretamente a estrutura financeira, operacional e logística do Comando Vermelho. Desde o início, a ofensiva já contabiliza mais de 250 presos, 136 criminosos neutralizados, apreensão de 460 armas, sendo 189 fuzis, mais de 50 mil munições retiradas de circulação.
