Nesta última segunda (1/12), O Zoológico de Delicias de Maracay, na Venezuela, apresentou dois novos filhotes de leão branco. De acordo com especialistas, o nascimento dos animais representa um marco importante na preservação da espécie.
Leia também
-
Leões no quintal: família brasileira chegou a ter 5 felinos em casa
-
Ande em meio aos pássaros: zoo de Brasília inaugura aviário de imersão
-
Filhote de gorila nasce à luz do dia diante de visitantes na Espanha
-
Como deve ser a alimentação do pet filhote para ficar forte e saudável
Os pequenos felinos, um macho e uma fêmea, vieram ao mundo no dia 26 de novembro. Eles são da subespécie Panthera leo melanochaita, que é nativa da região de Timbavati, localizada na África do Sul. Esses leões são conhecidos pelo grande porte e pela pelagem branca.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Mesmo não sendo considerados como animais em risco de extinção, os leões brancos são caracterizados como “vulneráveis”. Isso significa que, se não preservada, a espécie pode ficar ameaçada de extinção no futuro.

De acordo com o Fundo Global de Proteção ao Leão Branco, a subespécie não é protegida por lei porque não é reconhecida pela classificação científica atual como diferente. “Isso significa que podem ser caçados ou comercializados até a extinção — embora existam menos de 20 leões brancos na natureza, em seu habitat natural”, afirma a organização.
Segundo relatos de veículos, Camatagua e Sebastian, os pais dos filhotes, chegaram ao zoológico em 2022. Eles foram resgatados do tráfico de animais silvestres na República Tcheca. A escolha do nome vai ser democrática: os venezuelanos — e pessoas de quaisquer outras nacionalidades —poderão participar de um concurso nas redes sociais para batizar os felinos.