A Seleção Brasileira é pentacampeã mundial e traz boas recordações de duas das três sedes da Copa do Mundo de 2026. A equipe verde e amarela levantou o troféu em 1970, no México, e em 1994, nos Estados Unidos. Esta será a primeira vez que o Canadá recebe o torneio.



Mike Hewitt/ Getty Images
Pelé disputa a bola durante jogo entre Brasil x Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970
Allan Olley & Monte Fresco/Mirrorpix/Getty Images
Bebeto e Romário celebram vitória na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos
Reprodução
Alessandro Sabattini/Getty Images
Lutz Bongarts/Bongarts/Getty Images
Leia também
-
Vídeo: Carlo Ancelotti analisa grupo do Brasil na Copa do Mundo
-
Ancelotti detalha preparação para a Copa do Mundo de 2026
-
Messi e Cristiano Ronaldo podem se enfrentar na Copa do Mundo; confira
-
Imprensa argentina divide opiniões sobre grupo na Copa do Mundo; veja
Pelé e companhia conquistam o mundo
O Rei do Futebol comandou a Amarelinha no tricampeonato mundial. Ao lado do camisa 10, o Brasil contava com craques históricos, como Rivellino, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto, entre outros.
A Seleção, alocada no Grupo 3, com Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia, passou fácil da primeira fase. Foram três vitórias em três jogos.
- Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia – gols de Rivellino, Pelé e dois de Jairzinho.
- Brasil 1 x 0 Inglaterra – gol de Jairzinho
- Brasil 3 x 2 Romênia – dois gols de Pelé e Jairzinho.
Na segunda fase, vitória por 4 x 2 sobre o Peru, com Tostão marcando duas vezes e Rivellino e Jairzinho fechando o placar.
Outro time sul-americano cruzou o caminho da Amarelinha, o Uruguai: vitória por 3 x 1. Marcaram Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino.
Na finalíssima, mais uma goleada: 4 x 1 contra a Itália. Os gols foram distribuídos entre quatro jogadores: Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto.
Este foi o tricampeonato do Brasil, que já havia vencido em 1958 e 1962. Pelé, considerado o Rei do Futebol, esteve nas três conquistas e é o recordista no quesito.
O tetra em 1994
O Brasil chegou à Copa do Mundo nos Estados Unidos com um jejum de 24 anos sem levantar o título da competição. Com grandes nomes no elenco, a Amarelinha contava com Romário, Bebeto, Dunga, Raí, entre outros.
No Grupo B, a Seleção enfrentou Suécia, Rússia e Camarões. Ao contrário de 1970, foram duas vitórias e um empate. Confira os confrontos:
- Brasil 2 x 0 Rússia – Romário e Raí
- Brasil 3 x 0 Camarões – Romário, Márcio Santos e Bebeto
- Brasil 1 x 1 Suécia – Romário
Com sete pontos, o Brasil foi o líder da chave, seguida pela Suécia, que ficou com cinco.
Nas oitavas, o adversário foi os Estados Unidos. O 1 x 0, com gol de Bebeto, foi o suficiente para colocar a Seleção nas quartas, contra a Holanda.
A partida foi bastante disputada e a vitória foi sacramentada nos minutos finais. Romário, Bebeto e Branco foram os responsáveis por balançar as redes.
Antes de disputar a final, o Brasil precisou reencontrar uma velha conhecida: a Suécia. Romário, que sacramentou o empate na fase de grupos, foi o responsável por levar a equipe até a decisão. Ele marcou o único gol na partida e decretou o 1 x 0.
A última partida daquela Copa do Mundo colocava o esquadrão verde e amarelo contra a Itália, que contava com Roberto Baggio, eleito o melhor jogador do mundo no ano anterior.
Nos 90 minutos, as duas equipes ficaram empatadas em 0 x 0, placar que se repetiu na prorrogação. A disputa pelo troféu foi levada para as penalidades.
Márcio Santos perdeu para o Brasil, enquanto Romário, Branco e Dunga marcaram. Já para os europeus, Albertini e Evani fizeram, mas Baresi, Massaro e Baggio erraram.
No fim, vitória do Brasil por 3 x 2 e o tetracampeonato do torneio.



