MAIS

    Brasil intercepta avião da Venezuela em terra Yanomami; piloto foge

    Por

    Um avião vindo da Venezuela foi interceptado no Brasil, após ingressar irregularmente em uma área restrita sobre a Terra Indígena Yanomami, no norte do país. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o caso aconteceu nesta sexta-feira (19/12).

    A aeronave foi identificada como sendo do modelo Cessna 182P, que sobrevoava sem plano de voo e com matrícula não identificada. Em nota, a FAB informou que o avião foi interceptado após ingressar na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA 41), onde militares atuam no combate ao garimpo ilegal. 

    Leia também

    Depois de ser localizado pelo sistema de defesa aéreo brasileiro, o avião foi seguido por caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-29. O piloto do avião vindo da Venezuela, porém, não atendeu as ordens e tentativas de comunicação por parte de militares brasileiros.

    Segundo a FAB, ele preferiu realizou um pouso forçado em uma pista de terra próxima do município de Amajari, localizado a cerca de 60 km da capital de Roraima, Boa Vista.

    O piloto, informou a corporação, abandonou a aeronave e fugiu do local. o Cessna oriundo do espaço aéreo venezuelano foi encontrado por militares da FAB com avarias nas estrutura.