“Você viu o ursinho Bradfield?”. Isso é o que os alunos de uma escola britânica mais se perguntam após o urso de pelúcia desaparecer depois de ser lançado à estratosfera. Ele fez parte de um experimento científico realizado pela Escola Walhampton em parceria com a Sociedade de Voos Espaciais da Universidade de Southampton, ambas na Inglaterra.
Para chegar tão alto, Bradfield e um texugo de pelúcia chamado Bill foram acoplados em um balão meteorológico de alta altitude. Aprovado pelas autoridades de aviação civil inglesas, o lançamento do projétil ocorreu às 12h30 (no horário local) do dia 10 de novembro, na cidade britânica de Lymington.
Os alunos puderam acompanhar a “aventura espacial” a partir de imagens feitas por uma câmera acoplada ao balão meteorológico. Nas primeiras horas, tudo ia bem e o balão chegou a alcançar 27 km acima da Terra. No entanto, por volta das 15h20, Bradfield teve dificuldades técnicas para “se segurar” e acabou se desprendendo.
Leia também
-
Primeiro paraquedista a saltar da estratosfera morre aos 56 anos
-
Alunos da UnB lançam balão na estratosfera para estudos científicos
-
Brasileiros lançarão satélites educacionais em missão da SpaceX
-
Lixo espacial pode afetar GPS, comunicações e previsão do tempo?
O balão e Bill retornaram ao solo sem o ursinho de pelúcia. Eles foram recuperados em um campo próximo à cidade de High Wycombe horas depois.
O sumiço de Bradfield comoveu alunos e professores envolvidos no projeto. Eles mobilizam todas as comunidades próximas em busca de pistas do paradeiro do viajante perdido. De acordo com a professora de ciências Ellie Robinson, estimativas e dados de rastreamento apontam para a queda entre as vilas de Earley e Fawley, a pelo menos 35 quilômetros de onde Bill foi resgatado.
“Tranquilizamos as crianças dizendo que ele é muito corajoso e engenhoso. Tenho certeza de que está bem”, disse a docente da Escola Walhampton, em entrevista ao portal britânico BBC News.
Nas redes sociais, o colégio pede para que qualquer sinal do boneco seja avisado. Na viagem, Bradfield vestia uma camisa xadrez, bermuda azul-marinho e gravata borboleta. A expectativa é que ele seja encontrado nos próximos dias.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
