Lançado em 1972, o álbum “Transa” é amplamente considerado uma “obra-prima” e, para muitos, “o melhor álbum da carreira” de Caetano Veloso, além de ser um dos maiores discos da história da música brasileira. Ele representa o exemplo mais refinado da ampliação da proposta tropicalista.
O disco foi concebido e gravado enquanto Caetano estava exilado em Londres. Perseguido pela ditadura, o cantor e compositor criou um trabalho descrito como orgânico, atemporal e espontâneo.
“Transa” transformou o inglês e o português em quase uma única língua através das sete faixas, sendo um trabalho múltiplo.
Musicalmente, o álbum incorpora elementos do reggae, que Caetano descobriu na capital inglesa.
Essa sonoridade do reggae foi incorporada com propriedade ao rock, à psicodelia, à MPB e às raízes que vinham de uma autêntica saudade da Bahia.
O processo de gravação do álbum foi feito em grupo, “como num show ao vivo”. Essa abordagem despojada e orgânica resultou em um trabalho que ajudou a moldar Caetano Veloso em uma figura de destaque no universo cult mundial.
Caetano, que continua a ser uma figura de grande importância como artista e pensador, provou com “Transa” a capacidade de síntese cultural, mesmo estando forçadamente afastado da terra natal.
Quase 50 anos após seu lançamento, o álbum “segue como um dos pontos mais altos da discografia de Caetano”.
No Festival Estilo Brasil, o artista revive as múltiplas fases que o tornaram um ícone global — e “Transa” é uma das pedras angulares dessa trajetória. É o disco que reafirma a genialidade dele como sintetizador cultural.
O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação
Caetano Veloso
11 de dezembro
Liniker
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital
