MAIS

    Calor e chuvas marcam o início de dezembro pelo país; confira o clima

    Por

    O primeiro dia do mês de dezembro será de extremos no país. Enquanto grande parte das regiões Norte e Sul estão sob alerta de tempestade nesta segunda-feira (1º/12), o tempo seco e a baixa umidade predominam sobre o Nordeste. Na região, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e uma porção de Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e Maranhão podem ver a umidade relativa do ar chegar a apenas 20%.

    O Nordeste é a única região que não está sob alertas de tempestades, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dois destes avisos são para áreas que podem receber até 100mm de chuva, além de ventos que podem chegar aos 60 km/h.

    Leia também

    Avisos meteorológicos

    O primeiro dos alertas está na região Sul, cobrindo grande parte de Rio Grande do Sul e Santa Catarina (exceto o litoral) e o sul do Paraná. Já o segundo cobre Amazonas, Pará e Roraima, além do norte de Tocantins e Rondônia (além da porção norte de Mato Grosso) — esse segundo aviso, porém, durando até a terça (2/12).

    As demais áreas do país, contudo, também estão sob alerta (perigo potencial) de chuvas. Esse aviso meteorológico cobre as regiões Norte, Centro-Oeste, parte continental do Nordeste, centro-norte de Minas, Espírito Santo e o Norte Fluminense. Nessas regiões, o volume de chuva pode chegar aos 50 mm/dia.

    Capitais sem alertas

    No Rio, o dia amanhece com sol entre nuvens e termômetros podendo chegar aos 35ºC, mas o dia termina com tempo fechado, pancadas de chuva e possibilidade de queda de granizo — embora o estado não esteja sob os alertas do Inmet.

    Na capital paulista, o dia também inicia com sol entre, mas o possibilidade de chuva é menor, e com pancadas mais fracas e isoladas. As máximas também podem chegar aos 35°c. Além dessas capitais, apenas Salvador (máxima de 29°C) e Belo Horizonte (33°C) estão fora das áreas dos alertas de tempestades do Inmet para esta segunda.