MAIS

    Câmara homenageia empresário que criticou Bolsa Família

    Por

    A Câmara dos Deputados homenageou, na quarta-feira (3/12), o empresário Ricardo Faria, que ganhou os holofotes em junho de 2025 após fazer críticas ao programa social Bolsa Família.

    Faria foi um dos agraciados com a Medalha Mérito Legislativo de 2025, honraria entregue, entre outros homenageados, aos atuais ministros do STF Dias Toffoli e Cristiano Zanin.

    Câmara homenageia empresário que criticou Bolsa Família - destaque galeria4 imagensHugo Motta e o ministro Cristiano Zanin, um dos homenageados pela CâmaraSessão da Câmara para entrega da Medalha do Mérito LesgislativoCâmara dá medalha para  o empresário Ricardo Castellar de Faria Fechar modal.MetrópolesHugo Motta e o ministro do STF Dias Toffoli1 de 4

    Hugo Motta e o ministro do STF Dias Toffoli

    Vinicius Loures / Câmara dos DeputadosHugo Motta e o ministro Cristiano Zanin, um dos homenageados pela Câmara2 de 4

    Hugo Motta e o ministro Cristiano Zanin, um dos homenageados pela Câmara

    Bruno Spada/Câmara dos DeputadosSessão da Câmara para entrega da Medalha do Mérito Lesgislativo3 de 4

    Sessão da Câmara para entrega da Medalha do Mérito Lesgislativo

    Vinicius Loures / Câmara dos DeputadosCâmara dá medalha para  o empresário Ricardo Castellar de Faria 4 de 4

    Câmara dá medalha para o empresário Ricardo Castellar de Faria

    Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

    A escolha dos indicados é feita por lideranças partidárias e membros da Mesa Diretora. No caso do “Rei do Ovo”, a indicação foi do 2º vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA).

    Em 2024, o empresário entrou para a lista da Forbes como o 21º homem mais rico do Brasil. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele disse que as pessoas estão “viciadas” em programas assistenciais.

    Leia também

    “Está um desastre no Brasil”, afirmou o executivo, ao ser questionado se tem dificuldade para contratar. “As pessoas estão viciadas no Bolsa Família. Não temos nem a chance de trazer essas pessoas para treinar e conseguir uma vida melhor, porque elas estão presas no programa”, acrescentou o Rei do Ovo.

    Como mostrou o Metrópoles na coluna Tácio Lorran, o bilionário conseguiu pelo menos 71 empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    A reportagem analisou os contratos de Ricardo Faria entre os anos de 2007 e 2024. Juntos, os financiamentos totalizam R$ 132 milhões em valores atualizados, segundo a matéria.