Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que um avião ultraleve caiu no mar da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado (27/12). As imagens mostram a aeronave voando em baixa altitude segundos antes de atingir a água, causando pânico entre banhistas e moradores da região.
Horas após o acidente, o Corpo de Bombeiros localizou um corpo no mar, na altura do Posto 3. A vítima foi encontrada por volta das 15h e será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames para identificação oficial. Segundo informações da torre de controle do Aeroporto de Jacarepaguá, de onde o ultraleve decolou, apenas o piloto estava a bordo no momento da queda.
Leia também
-
Avião que caiu em Copacabana não tinha autorização para publicidade
-
Bombeiros encontram corpo de piloto de avião que caiu em Copacabana
-
Queda de avião em Copacabana em dia de praia cheia choca banhistas
-
Avião com Silvinei chega a Brasília após tentativa de fuga frustrada
A operação de busca mobilizou cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros, com apoio de aeronaves, embarcações infláveis, motos aquáticas, mergulhadores e equipamentos de sonar, utilizados para vasculhar o fundo do mar. Durante os trabalhos, as equipes também encontraram a faixa publicitária que estava sendo rebocada pela aeronave no momento do acidente.
Avião regular
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ultraleve estava com a situação de aeronavegabilidade regular, ou seja, autorizado a voar. Apesar disso, as causas da queda ainda são desconhecidas.
A investigação ficará sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados e realizaram a chamada Ação Inicial no local, etapa que envolve a coleta de informações e preservação de possíveis evidências.
