O protótipo do primeiro “carro voador” brasileiro fez com sucesso o primeiro voo não tripulado, nesta sexta-feira (19/12), na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O veículo é produzido pela empresa Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer.
O veículo, chamado de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês), iniciou a fase de testes de voo e confirmou a integração de sistemas essenciais, segundo a Eve Air Mobility.
2 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 2
O veículo, chamado de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês), iniciou a fase de testes de voo
Divulgação/Embraer
2 de 2
O protótipo do primeiro “carro voador” brasileiro fez com sucesso o primeiro voo não tripulado nesta sexta-feira (19/12)
Divulgação/Embraer
“Hoje, a Eve realizou seu primeiro voo. Este é um marco histórico para nossos funcionários, clientes, investidores e todo o ecossistema”, celebrou o CEO da empresa, Johann Bordais.
Leia também
-
Embraer: “carro voador” deve fazer Faria Lima-Guarulhos em 13 minutos
-
Embraer vê lucro despencar no 3º trimestre, mas receitas aumentam
-
Tarifas sobre aviação “voltarão a zero”, aposta presidente da Embraer
-
Moody’s aumenta perspectiva da nota de crédito da Embraer. Ações sobem
Para operar em solo brasileiro, o eVTOL precisa de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Eve Air Mobility informou que mantém contato com a Anac, e tem centenas de voos de teste planejados para 2026, buscando a certificação.
Serão fabricados pela empresa seis protótipos para a realização dos testes
A previsão da empresa é de realizar as primeiras entregas do eVTOL e entrar em serviço em 2027.
