A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve analisar, nesta terça-feira (2/12), a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
O caso da deputada bolsonarista é relatado na CCJ pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que deve apresentar o parecer na sessão desta terça-feira, prevista para às 14h. O parlamentar pode pedir vista do processo, dando mais prazo para a deliberação.
Caso seja aprovado na CCJ, a cassação de Zambelli será submetida ao plenário da Câmara, onde será necessário, ao menos, 257 votos para confirmar a perda de mandato.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A confirmação da perda de mandato, porém, será feita pela Câmara dos Deputados.
Leia também
-
O que diz psiquiatra de Flordelis e Zambelli sobre surto de Bolsonaro
-
Audiência de Zambelli na Itália sobre extradição é adiada. Veja motivo
-
Moraes citou fuga de Zambelli e Ramagem em decisão sobre Bolsonaro
-
Zambelli passará por audiência de custódia na Itália; saiba quando
Em maio deste ano, a deputada fugiu para a Itália, país onde tem cidadania. No entanto, ela acabou presa e está detida enquanto aguarda o julgamento de pedido de extradição para o Brasil.
No último dia 24 de setembro, Zambelli prestou depoimento à CCJ da Câmara, por vídeo conferência, no âmbito do processo que pode levá-la a perder o mandato por condenação criminal.
A parlamentar bolsonarista reclamou de problemas de saúde que vem enfrentando na prisão da Itália, e relatou que desmaiou oito vezes durante a reclusão.
“Se você me ver aqui, eu estou parecendo uma velha. Eu ando devagar, não consigo me levantar tão fácil. Eu tenho muita dor de cabeça, minha fibromialgia está muito alta. E também acho que um pouco por causa da decepção toda, dessa coisa da perseguição”, alegou Zambelli.
