O Ceará se consolidou como o estado mais transparente do Nordeste e o 4º mais transparente do Brasil, segundo o ranking nacional da Transparência Pública 2025.
Neste ano, apenas quatro estados brasileiros alcançaram a marca de 100% em transparência. O Ceará ocupou o segundo lugar no ranking, passando à frente de Goiás e Paraná, ficando atrás somente do Amazonas. O desempenho garantiu a classificação da região na categoria “Ótimo”.
Nesse cenário, o Governo do Estado, representado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), recebeu em dezembro o certificado do Selo Diamante em Transparência, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
O resultado evidencia o trabalho desempenhado pela CGE como gestora do Sistema de Transparência do Estado. A Controladoria atua para fortalecer instituições públicas, assegurar a aplicação adequada dos recursos e promover uma gestão marcada pela ética, eficiência, transparência e sustentabilidade.
Para o secretário de Estado e chefe da CGE, Aloísio Carvalho, o reconhecimento reforça que o estado está no caminho certo. “Transparência é um compromisso permanente com a confiança da sociedade e com a qualidade das políticas públicas”, destaca.
“O estado colhe resultados como esse ao investir em inovação, modernização digital e em mecanismos que fortalecem a integridade e a governança pública”.
Secretário de Estado e chefe da CGE, Aloísio Carvalho
Não por acaso, o resultado celebra políticas públicas que colocam a transparência como prioridade da gestão estadual. A avaliação destacou que o Ceará atingiu desempenho máximo em áreas como comunicação, plataformas digitais, governança interna e transformação digital.

Programa Nacional de Transparência Pública
Na 4ª edição do PNTP, de 2025, mais de 10 mil portais de órgãos públicos foram avaliados em todo o país. Do total, 2.912 portais foram certificados, sendo 998 com o Selo Diamante, 1.082 com o Selo Ouro e 832 com o Selo Prata.
Os números, assim, evidenciam o avanço nacional e, ao mesmo tempo, o protagonismo do Ceará na promoção da transparência pública.
Inclusive, em setembro, a Plataforma Ceará Transparente registrou o maior número de acessos da história, consolidando-se como uma das principais ferramentas de transparência e participação social do Brasil.
De acordo com relatório da CGE, o portal somou 217.782 acessos e mais de 1 milhão de visualizações de páginas apenas no mês, superando todas as marcas anteriores.
No acumulado do ano, o Ceará Transparente já ultrapassa 1,7 milhão de acessos e quase 10 milhões de páginas visualizadas.
Dessa forma, o resultado reflete o crescente interesse da sociedade cearense por informações públicas e o compromisso do Governo do Ceará em fortalecer a cultura da transparência.
Leia também
-
Novo polo automotivo do Ceará injeta R$ 400 milhões na economia
-
Ceará economiza quase R$ 12 milhões com consumo de energia em um ano
-
Com mais de 148 mil vagas, Ceará é destaque na geração de empregos
O orientador da Célula de Transparência Ativa da CGE, Matheus Borges, reforça que os números mostram que a população está ainda mais próxima do controle social.
“Por esse motivo, o Ceará segue firme na missão de oferecer dados atualizados e de fácil acesso”, enfatiza.
Ainda segundo o secretário Aloísio Carvalho, o avanço revela um governo conectado com a sociedade, que valoriza a abertura das informações, a modernização tecnológica e a eficiência administrativa.
Ceará Transparente
O Ceará Transparente é a principal plataforma de acesso às informações públicas do estado. Nela estão reunidos dados sobre receitas, despesas, contratos, obras, convênios, transferências e emendas parlamentares, bem como serviços de ouvidoria e acesso à informação.