Um chef de cozinha do leste de Londres foi duramente criticado por vender kebab em seu restaurante. O estabelecimento fechou as portas depois que o proprietário britânico foi acusado de “apropriação cultural” por servir o prato popular do Oriente Médio e Turquia sendo um “cara branco”.
Leia também
-
Estrela do MasterChef declara falência após fechar restaurante
-
Quanto custa comer nos restaurantes de Erick Jacquin, do MasterChef
-
10 cafés e restaurantes exibidos na 5ª temporada da série Emily em Paris
Simon Paul Bays, cujo nome artístico é Alien Communications, disse ter enfrentado forte reação negativa por “apropriação cultural e gentrificação”. Segundo as pessoas locais, ele vendia produtos “insensíveis”, com a logo de um homem com peito peludo, bigode espesso e corte de cabelo “imponente”.
Após a repercurssão, ele emitiu um pedido de desculpas e reformulou o estabelecimento, transformando-o em uma delicatessen (loja que vende alimentos finos, exóticos ou de alta qualidade).
Em uma publicação no Instagram, DJ escreveu: “O Donny’s tem recebido muitas críticas, especialmente on-line, relacionadas à apropriação cultural e à gentrificação. Eu ouvi, levei a sério e refleti bastante sobre onde errei e como posso fazer mudanças significativas daqui para frente.”
Ele, então, continuou: “A reação negativa realmente me fez refletir. Me perguntei se sou um completo idiota ou uma pessoa má – espero que seja apenas a primeira opção, pois sei que nunca tive más intenções ou a intenção de magoar alguém, especialmente as comunidades que inspiraram tudo isso.”
Mudança não foi bem aceita
Algumas pessoas consideraram a mudança de marca “absolutamente ridícula”, como um proprietário de uma empresa local. “O fato dele ter que mudar isso é ridículo. Por que alguém precisa ser de uma determinada etnia para servir um determinado tipo de comida?”, disse ao Daily Mail.
Uma pessoa acrescentou: “Sou turco e não me sinto ofendido. Adoraria experimentar o kebab dele. Deixe ele cozinhar.” Outro questionou o pedido de desculpas. “Que dano foi causado além de algumas pessoas terem sido enganadas por um kebab hipster?”.
