Portal Estado do Acre Notícias

China faz exercícios nos arredores de Taiwan após tensão com Japão

china-faz-exercicios-nos-arredores-de-taiwan-apos-tensao-com-japao

China faz exercícios nos arredores de Taiwan após tensão com Japão

O Exército de Libertação Popular (ELP), força armada da China, enviou nesta segunda-feira (29/12) forças navais, aéreas e de mísseis para cercar Taiwan, especialmente no sudoeste da ilha. O exercício militar ocorre em meio às tensões com o Japão e os Estados Unidos.

Segundo o Exército, a atividade tem como objetivo realizar “inspeções de fiscalização” e testar a capacidade de coordenação entre aeronaves de múltiplos tipos, além da aptidão das forças armadas para conquistar a supremacia aérea.

China x Japão

O Ministério da Defesa de Taiwan condenou, na rede social X, as ” provocações irracionais da República Popular da China”. Segundo o órgão, os “exercícios de Resposta Rápida estão em andamento, com as forças em alerta máximo para defender a República da China e proteger nosso povo”.

Leia também

Eles informaram que foram detectadas nove embarcações da Marinha da China, além de dois navios oficiais, ao redor de Taiwan.

A movimentação chinesa ocorre após os Estados Unidos aprovarem um pacote de venda de armas para Taiwan, avaliado em mais de US$ 11,1 bilhões, que reforça a capacidade de defesa da ilha. O acordo é considerado o maior já destinado ao território.

O pacote inclui obuseiros autopropulsados e equipamentos como sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, sistemas de mísseis guiados por fio com rastreamento óptico e lançados por tubo, além de software, aparelhos e serviços para rede de missão tática. A China se manifestou contra a venda.

O país norte-americano também havia aprovado a venda de armas militares ao Japão um dia antes da aprovação para Taiwan.

Sair da versão mobile