MAIS

    Chuva e ciclone: entenda impactos do 2º dia seguido de caos em SP

    Por

    Após uma terça-feira com chuva ao longo de todo o dia e recorde de congestionamento na cidade de São Paulo, esta quarta (10/12) permaneceu com caos devido a ventos de quase 100 quilômetros por hora. As rajadas ocorreram em meio a um ciclone extratropical formado na região sul do Brasil.

    A ventania interferiu no transporte aéreo e terrestre, e parques foram fechados. Além disso, o Corpo de Bombeiros já foi acionado para mais de 500 chamados de quedas de árvores.

    Chuva e ciclone: entenda impactos do 2º dia seguido de caos em SP - destaque galeria12 imagensAvenida Brasil, sentido Parque do IbirapueraAvenida Brasil, sentido Parque do IbirapueraZona sul de SPAvenida Brasil, zona oeste de SPAvenida Doutor Arnaldo, zona oesteFechar modal.MetrópolesAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera1 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera2 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera3 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoZona sul de SP4 de 12

    Zona sul de SP

    Jéssica Bernardo/MetrópolesAvenida Brasil, zona oeste de SP5 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Doutor Arnaldo, zona oeste6 de 12

    Avenida Doutor Arnaldo, zona oeste

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, zona oeste de SP7 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida São Paulo, Jordanópolis, São Bernardo8 de 12

    Avenida São Paulo, Jordanópolis, São Bernardo

    Redes sociais/ReproduçãoCorpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania9 de 12

    Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania

    Redes sociais/ReproduçãoRua Hélade, Vila Alexandria, zona sul10 de 12

    Rua Hélade, Vila Alexandria, zona sul

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, zona oeste de SP11 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoRua Veneza - Jardim Paulista12 de 12

    Rua Veneza – Jardim Paulista

    Redes sociais/Reprodução

    Falta de energia e de água

    Ao longo do dia, mais de 2,2 milhões de imóveis ficaram sem luz a na região metropolitana e na capital. Segundo a Enel, 1.300 equipes da distribuidora foram mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia.

    Além disso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o abastecimento de água também foi prejudicado na capital e em pelo menos nove cidades da Grande SP. A falta de eletricidade impede o bombeamento para as residências.

    Leia também

    Transporte afetado

    No transporte, os reflexos da ventania também apareceram. As linhas 4-Amarela e 10-Turquesa enfrentaram falhas de energia e trens circulando com intervalos maiores. Passageiros relataram demora nas estações e embarques mais lentos durante a manhã.

    Por causa dos ventos fortes, companhias aéreas cancelaram voos e desviaram pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas. Em nota, nesta tarde, a Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto, afirmou que houve cancelamento de 45 chegadas e 48 partidas, devido a decisões operacionais das companhias aéreas, determinação do controle de tráfego aéreo e ajustes da malha aérea.

    Prédios balançando

    Os ventos fortes chegaram até a balançar prédios na cidade de São Paulo, o que provocou mal-estar, tontura e náuseas entre trabalhadores da região da Avenida Faria Lima, na zona oeste.

    Há relatos de tremores, falhas em elevadores e quedas de energia. Recipientes com líquidos, como garrafas e copos com água, balançavam “sozinhos”, possivelmente pelo impacto das rajadas de vento.

    Previsão para quinta-feira (11/12)

    • Segundo o CGE, nesta quinta-feira (11/12) a chuva deve diminuir e o sol aparecerá entre nuvens no decorrer do dia, porém os ventos ainda devem continuar.
    • As temperaturas vão variar entre a mínima de 20°C na madrugada e, no período da tarde, a máxima pode chegar aos 28° C.
    • A umidade do ar deve ter uma ligeira queda, com índices entre 42% e 95%.