As chuvas que atingem São Paulo desde a madrugada desta terça-feira (9/11) já provocaram pelo menos 49 quedas de árvores no estado, conforme o Corpo de Bombeiros. Até o fim do dia, ainda há previsão para tempestades, acompanhadas de raios, queda de granizo e rajadas de vento.
Em nota, os bombeiros informaram que o balanço contabilizou acionamentos das 00h às 11h desta terça-feira. Os números correspondem às quedas de árvores da capital, região metropolitana e do interior de São Paulo.
Uma imagem obtida pelo Metrópoles mostra uma árvore caída na Alameda Aicas, na região de Indianópolis, zona sul da capital. Procurada pela reportagem, a prefeitura municipal ainda não se pronunciou sobre o assunto.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE-SP), imagens de um radar meteorológico mostram chuvas em toda a cidade, oscilando entre leve, fraca e garoa, porém, essa condição muda no decorrer da tarde. O órgão alerta para a grande probabilidade de queda de árvores, formação de alagamentos, elevação dos níveis dos córregos e rios e possíveis transbordamentos, além de deslizamentos de terra, principalmente nas áreas de risco.
Leia também
-
Veja 2 árvores que dão frutos rápidos e são simples de cuidar e manter
-
Bolas de Natal: saiba a história por trás da decoração em árvores
-
Natal em SP: programação tem árvores, decorações e shows de luzes
-
Justiça suspende derrubada de árvores no Butantã e impõe multa diária
Essas chuvas ocorrem devido a formação de áreas de instabilidade, que estão associadas a um ciclone extratropical que se propaga pela região sul do país. O alerta para grande probabilidade de queda de árvores permanece até quarta-feira (10/12).

