MAIS

    Chuva no Natal? Saiba o que diz a previsão do tempo para o Brasil

    Por

    A meteorologia prevê que parte significativa do Brasil terá temperaturas elevadas no Natal, celebrado nesta quarta-feira (24/12). O motivo é a predominância de uma grande massa de ar quente. As temperaturas mais altas não se restringem apenas ao dia, ou seja, também vão se manifestar à noite.

    Para a Região Sul, a Climatempo prevê calor em grande parte desta porção do país. No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, as temperaturas podem passar dos 35°C. As temperaturas ficarão mais altas mesmo com a chegada de uma frente fria.

    A ocorrência de calor, no entanto, não deve inibir as chuvas. As precipitações esperadas são de moderada a forte intensidade, com a possibilidade de temporais com raios e rajadas de ventos com velocidades de 40 a 50 quilômetros por hora (km/h). Essas ocorrências estão mais propensas nas partes norte, nordeste, Serra Gaúcha e litoral norte do Rio Grande do Sul.

    Alertas

    • O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja para esta quarta-feira (24/12).
    • Chuvas intensas estão previstas para partes do Pará e do Amapá.
    • As partes norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina também estão em alerta para chuvas intensas.
    • Os dois primeiros avisos valem até 23h59 desta quarta.
    • Há chance de chuvas com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
    • Por causa dos fenômenos, há chance de interrupção do serviço de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

    No Sudeste do Brasil, a calor intenso deve marcar o Natal deste ano. Para esta quarta, por exemplo, a previsão indica temperatura próxima de 35°C para a cidade de São Paulo. O calor tem relação com um bloqueio atmosférico que atua na região.

    Leia também

    Chuva no Natal? Saiba o que diz a previsão do tempo para o Brasil - destaque galeria4 imagensMotorista morre após ter carro arrastado pela chuva durante temporal nesse domingo (23/11) em Hortolândia, interior de São PauloRS: chuvas intensas afetam 34 cidades e deixam mais de 500 desalojados 
chuvas alagem destelham casas em SCFechar modal.MetrópolesTempo nublado1 de 4

    Tempo nublado

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografoMotorista morre após ter carro arrastado pela chuva durante temporal nesse domingo (23/11) em Hortolândia, interior de São Paulo2 de 4

    Motorista morre após ter carro arrastado pela chuva durante temporal nesse domingo (23/11) em Hortolândia, interior de São Paulo

    Instagram/Conexão HortolândiaRS: chuvas intensas afetam 34 cidades e deixam mais de 500 desalojados 
3 de 4

    RS: chuvas intensas afetam 34 cidades e deixam mais de 500 desalojados

    Reprodução/TV Globochuvas alagem destelham casas em SC4 de 4

    chuvas alagem destelham casas em SC

    Defesa Civil

    De maneira gral, as temperaturas devem ficar acima dos 24°C. Mesmo com as temperaturas mais altas, a possibilidade de chuva não é descartada pela meteorologia. As precipitações podem ocorrer de forma isolada principalmente no leste, nordeste e Triângulo Mineiro, além de algumas áreas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

    Para o Centro-Oeste, a Climatempo considera grande a chance de temperaturas acima dos 30°C, diante da previsão de sol forte. A possibilidade de chuvas isoladas existe, mas para algumas regiões específicas como oeste, norte e noroeste de Mato Grosso.

    Para noroeste e oeste mato-grossense, há chance de temporais com probabilidade de volumes de precipitações elevados. A situação é classificada como de perigo nessas regiões.

    Nordeste e Norte

    Para a Região Nordeste, a previsão é de que o tempo fique mais estável, ou seja, com menor chance de ocorrência de chuvas irregulares em alguns pontos. A Climatempo destaca que no Maranhão, no extremo oeste do Piauí e no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus, a chuva pode se apresentar com intensidade de moderada a forte.

    Na Região Norte, a previsão é de maior chance de temporais nos estados de Amazonas, Rondônia, Amapá e Pará. Chuvas com intensidade de moderada a forte são previstas para o Tocantins e para a metade leste do Acre.