A formação do ciclone extratropical demonstrou ter perdido força e, segundo a Climatempo, o sol volta a predominar no Sul e Sudeste do país. Porém, pancadas de chuvas moderadas a fortes ainda são esperadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, nesta quinta-feira (11/12).
Segundo o alerta de perigo potencial para chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que abrange 15 estados brasileiros, a precipitação pode chegar a 50 mm/dia, enquanto os ventos alcançam 60 km/h. Estão sob aviso meteorológico: AC, AM, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MG, MS, PA, PI, RJ, RO e TO.
Ventania
No Sul do país, o sol predomina após dias chuvosos, mas a influência do ciclone ainda provoca ventanias. O litoral gaúcho e catarinense também estão sob alerta máximo para ventos costeiros.
Em nota, a Marinha do Brasil alertou sobre a possibilidade de ressaca na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas de direção sudeste, que poderão alcançar 3,5 metros de altura na noite desta quinta. A máxima é de 28°C para Florianópolis (SC), 25°C para Curitiba (PR) e 17°C para Porto Alegre (RS).
Na Região Sudeste, São Paulo e Minas Gerais também terão fortes rajadas de vento, além de altas temperaturas. Os termômetros marcam até 30 °C na capital paulista e 28 °C em Belo Horizonte (MG).
Leia também
-
DF tem 17 voos cancelados e 8 atrasados devido a ciclone em São Paulo
-
Chuva e ciclone: entenda impactos do 2º dia seguido de caos em SP
-
Alerta máximo: ciclone e frente fria intensificam temporais no Sul
-
Clima: ciclone deixa regiões sob alerta para temporais e vendavais
A ventania também persiste na Região Centro-Oeste, que traz um suporte de umidade, favorecendo pancadas de chuva, e também a convergência de umidade que vem da Amazônia.
Já no Norte do país, a previsão é de chuva devido à influência de uma frente fria oceânica, que impulsiona a umidade na região. São esperadas tempestades para os estados do Amazonas, Pará, Acre e Tocantins.
Por fim, no Nordeste, a baixa umidade relativa do ar estará presente em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As altas temperaturas prevalecem na região e a máxima chega a 31°C em Fortaleza (CE) e Natal (RN), e 32°C em Recife (PE).
A tendência é de que a temperatura nessas áreas permaneça elevada, com um clima muito seco. É preciso ter bastante atenção, porque ali acontece um extremo. Enquanto no oeste do Amazonas é um extremo de chuva, no interior do nordeste há falta dela,
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
