Mesmo que a temporada das baleias-jubartes no litoral norte de São Paulo tenha passado — os meses oficiais vão de maio a agosto — algumas delas decidiram ficar por aqui mais um tempo. É o que vem sendo registrado por pesquisadores e frequentadores do canal de São Sebastião nos últimos dias.
A estimativa, segundo o Projeto Baleia à Vista, que monitora e acompanha a área e os bichos, é que entre cinco e seis jovens baleias estejam na região, um comportamento raro entre os mamíferos.
Ver essa foto no Instagram
Para os pesquisadores, essas baleias-jubarte juvenis, possivelmente recém-desmamadas, encontraram condições favoráveis de alimentação na região e não realizaram a migração habitual, o que pode representar uma permanência pontual delas pelo litoral.
Biólogos marinhos e especialistas do projeto levantam a hipótese de que os fatores ambientais e biológicos têm contribuído para o fenômeno. Em especial, a abundância de camarões do estilo krill por aqui.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Cap Ximango Gustavo (@cap.ximango)
Cuidado para as embarcações
Por conta da presença das baleias, foi emitido um alerta ao tráfego marinho pelo canal. A recomendação é para que “todos os navios que entrem ou saiam do Canal de São Sebastião/Ilhabela limitem a velocidade a 5 nós (cerca de 9 km/h) e mantenham um vigia para baleias ao navegar em águas com menos de 30 metros de profundidade nas proximidades”. Além disso, é recomendado chegar durante o dia, sempre que possível.
Para outras embarcações, a prefeitura de São Sebastião recomenda que, ao avistar uma baleia, se reduza a velocidade e pare a uma distância de pelo menos 100 metros, deixando-o desengatado sem desligar.
