MAIS

    Cidade de São Paulo entra em atenção para alagamentos após tempestade

    Por

    O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a capital paulista em atenção para alagamentos, na tarde desta segunda-feira (29/12), devido às chuvas que atingem a cidade.

    Por volta das 18h30, há duas inundações já registradas. Uma delas está na Rua Pedroso de Morais, na altura da Praça Panamericana, em Pinheiros, zona oeste, em situação transitável. O outro alagamento ocorre na Avenida Antônio Munhoz, Vila Bonília, zona norte, em gravidade intransitável.

    Segundo o CGE, às 17h38, entraram em estado de atenção a zona oeste e a Marginal Pinheiros. Já as zonas norte e leste, assim como o centro e a Marginal Tietê, permanecem em atenção desde as 17h20.

    De acordo com o órgão, áreas de instabilidade se formaram na cidade por causa do calor combinado com a entrada da brisa marítima, provocando chuva isolada de intensidade variada. As estações meteorológicas automáticas do CGE registraram chuva moderada, com pontos fracos, na zona leste: nas regiões da Penha, Aricanduva/Formosa e Mooca.

    Na zona norte, a chuva é moderada a forte em bairros como Vila Maria, Jaçanã e nas regiões de acesso da Rodovia Dutra e da Ayrton Senna à Marginal Tietê. A situação é igual na zona oeste, especialmente na Subprefeitura de Pinheiros. Há potencial para formação de alagamentos, devido ao lento deslocamento das áreas de instabilidade, além de rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 quilômetros por hora.

    Leia também

    Recomendações do CGE

    • Evite transitar por ruas alagadas.
    • Não enfrente correntezas em áreas inundadas.
    • Procure abrigo em local seguro e, se necessário, peça ajuda.
    • Mantenha distância da rede elétrica e não se abrigue sob árvores.
    • Planeje deslocamentos para evitar vias bloqueadas.
    • Em caso de dúvida sobre o trânsito, entre em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo telefone 156 ou consulte o site oficial.