MAIS

    CNH: paulista é 1º a fazer exame teórico em novo modelo de habilitação

    Por

    O estudante Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí, no interior de São Paulo, se tornou o primeiro brasileiro aprovado na prova teórica do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) neste sábado (13/12).

    O jovem iniciou o processo para tirar a habilitação em março deste ano, mas precisou interromper as aulas por falta de tempo. Após a publicação das novas regras para a CNH, ele concluiu o curso teórico online em poucas horas na quinta-feira (9/12) e agendou a prova no mesmo dia. Após ser aprovado no exame neste sábado, Silvério pode seguir para as aulas práticas e finalizar a habilitação.

    Principais mudanças na CNH:

    • Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
    • Conteúdo das aulas teóricas disponível no aplicativo do governo, de graça;
    • Não será mais exigida carga horária mínima para as aulas;
    • Aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
    • Aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
    • Provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
    • Quem for reprovado na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
    • Não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitaçã

    “Comprei meu veículo em março, mas não posso usar porque ainda não tinha CNH. Agora, com o processo mais rápido, vai facilitar muito minha vida, o deslocamento para o trabalho, a faculdade e o lazer”, afirma Richard.

    Nova CNH em São Paulo

    Com a reestruturação nacional do processo de habilitação, o Detran de São Paulo começou a sistematizar as mudanças para a emissão da CNH. O órgão afirma que o novo processo vai reduzir custos, simplificar etapas burocráticas e manter o estado na liderança nacional em eficiência e menores taxas de emissão.

    Uma das primeiras medidas do Detran-SP é lançamento da página oficial CNH Paulista, previsto para os próximos dias. O canal reunirá o cronograma de implementação, servindo como fonte de orientação sobre o andamento das mudanças.

    Leia também

    O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) deu um prazo de 180 dias para o Detran se adaptar às mudanças propostas pelo governo federal. A medida deve reduzir em em 80% o custo para emissão do documento.

    “Para o cidadão, a mensagem é direta: a CNH em São Paulo ficará mais simples e mais barata. Embora as mudanças exijam ajustes profundos nos sistemas, nós nos antecipamos e já estamos organizando as entregas para que a economia chegue primeiro ao bolso das pessoas. Faremos tudo com máxima brevidade”, afirmou a diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP, Talita Rodrigues.

    A diretriz de agilidade atende ao exigido pela Cetran em 10 de dezembro de 2025. Apesar do prazo, o Detran-SP trabalha com um cronograma agressivo para concluir a transição antes do limite, acelerando a mudança.