A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (RJ) divulgou, nesta sexta-feira (26/12), que a média diária de atendimentos realizados nos últimos três dias de calor intenso na cidade maravilhosa foi de 450. O total registrado até o momento é de 1.347 consultas.
Os casos mais comuns apresentados foram fraqueza, tontura, desmaios, além de queimaduras solares.
Desde a tarde da véspera de Natal (24/12), a cidade está no estágio 3 de calor – em uma escala que vai até 5 -, com temperaturas que variam de 36°C a 40°C.
AlertaRio
A previsão, segundo o AlertaRio, é que os próximos três dias continuem assim, ou seja, o número de atendimentos dos postos de saúde tende a triplicar, pelo menos. A capital fluminense deve seguir com céu claro a parcialmente nublado, sem chuva, ventos fracos a moderados e temperaturas elevadas.
Somente a partir de terça-feira da próxima semana (30/12), poderá haver chuva fraca a moderada, o que deve ajudar a amenizar os termômetros.
A prefeitura do Rio recomenda que as pessoas aumentem o consumo de água, mesmo sem sede; evitar ingerir bebidas alcoólicas; utilizar roupas leves e ventiladas; evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h; evitar atividades físicas intensas; usar protetor solar e procurar ajuda médica em caso de mal-estar.
Leia também
-
São Paulo tem novo recorde de calor em 2025 e em 64 anos para dezembro
-
Veja 4 recomendações para treinar no calor com segurança e eficiência
-
Inmet emite alerta vermelho para onda de calor; veja regiões afetadas
-
Calor intenso e temporais: saiba como será o clima pelo país nesta 6ª
Inmet
Já o Instituto Nacional de Metorologia (Inmet) afirma que a causa do calor intenso é um bloqueio atmosférico, fenômeno que faz com que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal para esta época do ano. O órgão emitiu um alerta vermelho para ondas de calor no Sul, Centro-Oeste e principalmente nos estados do Sudeste.
As altas temperaturas atingem grande parte do país até a próxima segunda-feira (29/12). O alerta vermelho do órgão climático significa “grande perigo”. Isso indica uma situação de intensidade excepcional de calor, com risco à integridade física e à vida humana. A capital do Rio está classificada como nível severo.
