A comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Ana Paula Habka, revelou, em entrevista ao Metrópoles, que a corporação já recebeu recursos do governo federal para comprar câmeras corporais que serão usadas pelos PMs nas ruas. Com o recurso, a licitação que tratará da aquisição será publicada até janeiro de 2026.
Habka afirmou que o Departamento de Logística da PMDF precisou fazer adequações no edital para poder se enquadrar na previsão da União. “Na semana passada, o Ministério da Justiça já disponibilizou o orçamento para que a gente faça a compra dessas câmeras corporais que provavelmente o pregão a gente ainda solta esse ano, ou no mais tardar no início de janeiro”, declarou.
Leia também
-
GDF publica decreto que acelera promoção de oficiais da PMDF. Entenda
-
PMDF convoca aprovados no último concurso de soldado; veja lista
A coronel ainda disse que os militares que utilizarem os equipamentos deverão seguir um regulamento próprio da PMDF.
“A gente vai fazer uma regulamentação, um treinamento com todos os policiais que vão utilizar essa câmera corporal, de forma a mostrar que nós somos uma polícia transparente e que isso é importante, não só para os inquéritos, mas principalmente para aquele que está dando segurança, que é o policial militar”, completou.
Ana Paula Habka ainda afirmou que a corporação adquiriu coletes balísticos, novas armas e viaturas, além de armamentos não-letais para fortalecer a corporação.



Ana Paula Habka, comandante-geral da PMDF
BRENO ESAKI/METRÓPOLES 
Ana Paula Habka está à frente da PMDF desde 2023
BRENO ESAKI/METRÓPOLES 
Comandante-geral da PMDF
BRENO ESAKI/METRÓPOLES 
Ana Paula Habka é coronel da PMDF
BRENO ESAKI/METRÓPOLES 
BRENO ESAKI/METRÓPOLES
“Compramos cavalos, compramos armamento, armamento não-letal e armamento letal. Também pistolas de alto padrão que são glock, os coletes balísticos. Investimos nos uniformes, investimos em nossos quartéis para que a gente dê dignidade também ao policial”, frisou.



