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    Confiança do consumidor sobe pelo 4º mês seguido e é a maior em 1 ano

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    O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou alta de 0,4 ponto em dezembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22/12) pela instituição.

    O que aconteceu

    • Neste mês, de acordo com o levantamento da FGV, o indicador ficou em 90,2 pontos.
    • Trata-se do nível mais alto de confiança do consumidor em um ano, desde dezembro do ano passado.
    • Em médias móveis trimestrais, o indicador que mede a confiança do consumidor brasileiro avançou 0,9 ponto, para 89,5 pontos.

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    Situação atual e expectativas

    De acordo com o levantamento da FGV, a alta na confiança do consumidor em dezembro foi influenciada pelos dados positivos sobre a expectativa para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,4 ponto, para 95,2 pontos.

    O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, registrou queda de 1,4 ponto, para 83,4 pontos.

    Análise

    “A confiança do consumidor subiu pelo quarto mês seguido, impulsionado pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto os indicadores que refletem a percepção sobre o momento atual recuaram. Entre as faixas renda, o avanço da confiança foi mais expressivo entre os consumidores de menor renda”, afirma a economista Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

    “Nos últimos meses, a evolução do ICC vem sendo impulsionada sobretudo pelas expectativas, enquanto os indicadores de situação atual sugerem um quadro ainda desafiador para as famílias. Tais resultados refletem um consumidor menos pessimista, apoiado por um mercado de trabalho aquecido e maior poder de compra, enquanto as restrições financeiras associadas aos elevados níveis de endividamento e inadimplência continuam pressionando o orçamento”, completa Anna Carolina.