MAIS

    Copa do Mundo: técnico do Suriname renuncia ao cargo antes da repescagem

    Por

    A seleção do Suriname sofreu um duro golpe nesse domingo (3/11). Três meses antes da repescagem da Copa do Mundo, o técnico da equipe, Stanley Menzo, renunciou ao cargo, deixando a “Natio” sem comando em um dos momentos mais decisivos da história no futebol internacional.

    O treinador divulgou uma carta aberta, explicou os motivos da saída e ainda fez um apelo emocional ao país. Segundo ele, a decisão foi tomada após uma “avaliação aprofundada” do recente período de jogos internacionais e uma conversa com o gerente geral da equipe, Brian Tevreden.

    No comunicado, o agora ex-técnico destacou o orgulho pelo trabalho realizado e afirmou acreditar que a seleção ainda pode realizar o sonho de disputar sua primeira Copa do Mundo:

    “Em março, a Natio enfrenta um período de jogos extremamente importante. Um momento em que todos devemos dar tudo para realizar juntos o nosso sonho, um sonho que vive muito forte entre nós e no povo surinamês. Estou extremamente orgulhoso do que conquistamos juntos, mas acredito que neste momento a decisão mais justa é dar um passo atrás”, disse.

    Ele também desejou força ao grupo para completar “a última etapa decisiva” do caminho rumo ao Mundial, reforçando a ligação com a equipe.

    Leia na íntegra

    “Após uma avaliação aprofundada do recente período de jogos internacionais e uma cuidadosa conversa com o nosso gerente geral Brian Tevreden, decidi esta semana renunciar à minha função como treinador-técnico da seleção nacional do Suriname.

    Em março, a Natio enfrenta um período de jogos internacionais extremamente importante. Um momento em que todos devemos dar tudo para realizar juntos o nosso sonho — um sonho que vive muito forte entre nós e no povo surinamês, e no qual acredito sinceramente que ainda é alcançável.

    Estou, em todo caso, extremamente orgulhoso do que conquistamos juntos e foi uma grande honra para mim fazer parte desta jornada especial. No entanto, acredito que neste momento a decisão mais justa é dar um passo atrás.

    Desejo aos jogadores, à equipe técnica e à diretoria muita felicidade, força e sucesso na concretização daquela última etapa decisiva em março. Isto vem do fundo do meu coração.

    Minha ligação com a Natio e com este sonho sempre permanecerá.
    Muita força e concluam aquilo que juntos começamos.”

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Surinamese Football Federation (@officialsvb)

    Repescagem

    O Suriname enfrenta a Bolívia na semifinal 2 da repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026. O vencedor do confronto terá mais um desafio pela frente: enfrentará o Iraque por uma vaga na competição. Na outra chave estão RD Congo, Nova Caledônia e Jamaica.

    Os jogos da repescagem internacional serão disputados no México, nos estádios de Guadalajara e Monterrey, que também serão sede da Copa. As semifinais estão marcadas para o dia 26 de março de 2026, enquanto as finais acontecem cinco dias depois.

    Veja os jogos:

    Semifinal 2:
    Bolívia x Suriname
    Final 2:
    Bolívia ou Suriname x Iraque

    Semifinal 1:
    Nova Caledônia x Jamaica
    Final 1:
    Nova Caledônia ou Jamaica x RD Congo