Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) anunciará nesta quarta-feira (10/12) a instalação de 1.500 novas câmeras de videomonitoramento em municípios do estado até o início de 2026. A previsão é de entregas mensais de 300 unidades.
O monitoramento passará a operar com um modelo de investigação assistida por sistemas automatizados. As câmeras serão integradas a plataformas capazes de realizar buscas por características específicas de pessoas e veículos, rastrear rotas, consolidar informações de diferentes pontos e emitir alertas automáticos às forças de segurança.
Leia também
-
Tesouro dos EUA se manifesta sobre Magnitsky a Moraes
-
Lindbergh sobe tom e fala em afastamento de Motta da chefia da Câmara
-
Planalto traça plano para frear PL que pode reduzir pena de Bolsonaro
-
Slide vetado por Moraes em sessão no STF tinha citação de Zanin
“Estamos levando a inteligência artificial para o centro das operações, permitindo agir com mais rapidez, precisão e eficiência”, diz o governador.
A nova fase do programa, batizado Olho Vivo, marca o início da integração de tecnologias de inteligência artificial ao sistema de videomonitoramento. A ampliação permitirá o cruzamento de dados em tempo real e a identificação de veículos furtados ou roubados, além de pessoas desaparecidas.
O plano completo do governo prevê a expansão do sistema para 26.500 câmeras nos próximos anos, com investimento estimado em R$ 400 milhões. O projeto inclui a operação de oito centrais conectadas ao Olho Vivo e a integração progressiva das 43 salas de monitoramento já existentes no estado.
O modelo de contratação prevê repasses a fundo perdido, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), para que os municípios adquiram as câmeras de acordo com as especificações técnicas definidas pelo Estado. Também está prevista a cessão dos softwares necessários para a integração ao sistema.
Eleições de 2026
A arquitetura tecnológica foi desenvolvida pela Superintendência Geral de Governança e Serviços e Dados (SGDS), com base em sistemas que seguem padrões internacionais de segurança da informação. O programa é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), pela Secretaria das Cidades (Secid) e pela SGDS.
Ratinho Junior é um dos cotados para disputar a Presidência da República em 2026. Ele possui bom diálogo com outros presidenciáveis da centro-direita, como Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo).
