MAIS

    CPMI do INSS pode ser prorrogada por 60 dias, diz Viana

    Por

    O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta segunda-feira (1º/12) que pedirá a prorrogação do funcionamento do colegiado por mais dois meses. A CPMI está prevista para ser encerrada em março de 2026.

    “Pelo que tenho visto, pela quantidade de documentos, pela quantidade de envolvidos, as datas que temos disponíveis em dois meses vão se exaurir muito rapidamente. Então, estou propondo, colocarei aos parlamentares, uma prorrogação da CPMI por pelo menos mais 60 dias”, disse o senador durante a audiência nesta segunda.

    Farra do INSS

    escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

    As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela PF e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril e que culminou na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

    No caso das comissões mistas, o regimento do Congresso estabelece que a solicitação de prorrogação deve ser comunicada à Mesa do Congresso, hoje presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), lida em Plenário e publicada no Diário do Congresso para ter validade.