A creatina é palavra de origem grega κρέας, que significa carne, e é formada pelo trio de aminoácidos glicina, metionina e arginina. Dentre os principais benefícios do suplemento, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico. Embora seja muito popular, gera dúvidas, como a de que pode causar pedras nos rins. Mas será isso uma verdade absoluta?
Leia também
-
Treinos de força com creatina: dicas para iniciantes e avançados
-
Você ainda não sabe usar a creatina corretamente? Confira dicas
-
Como a creatina passou de suplemento de academia a “aliado” do cérebro
-
3 benefícios da creatina para quem não treina, segundo nutricionista
“Muitas pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins porque, depois de absorvida, resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal. Pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde”, garante a nutricionista Bruna Lima, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Além do acompanhamento do consumo de creatina com um especialista, pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais ganham atenção especial na hora do consumo desse suplemento.
O suplemento não causa pedras nos rins
Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.
