Uma criança de 8 anos, moradora do município de Marechal Thaumaturgo, foi transferida juntamente com a mãe para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), na tarde deste domingo (7).
De acordo com informações repassadas pela família à imprensa, a criança, Maria Clara Flor Silva, vem sentindo dores desde a última sexta-feira. Já em Cruzeiro do Sul, no início da noite de domingo, a menina passou por exame de raio-x e foi avaliada por um cirurgião. Após a avaliação clínica, foi solicitada a realização de um exame de ultrassonografia.
Clícia Silva, mãe da criança, contou que o exame de ultrassom não pôde ser realizado no domingo e ficou agendado para a segunda-feira, em razão do serviço não ser ofertado nesse dia. A mãe relatou preocupação com o adiamento do exame, devido às queixas de dor apresentadas pela filha.
De acordo com informações do laudo médico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, a paciente relata dor na fossa ilíaca direita há dois dias, com piora progressiva, associada a vômitos e sem febre. O abdômen foi descrito como tenso e doloroso à palpação, com sinais positivos de Blumberg e Psoas, apontando para um abdome agudo inflamatório, possivelmente apendicite (códigos CID R10.0 e K35).
A criança permanece em observação no Hospital do Juruá, aguardando a realização do exame complementar para definição da conduta médica
