O deputado federal Vicentinho Júnior, presidente do PP de Tocantins, usou uma motoniveladora e um caminhão comprados com dinheiro público para fazer uma obra na própria fazenda, em Santa Tereza do Tocantins (TO).
Vídeos e imagens obtidos pela coluna mostram a motoniveladora – com o brasão do governo federal – preparando o terreno da fazenda de Vicentinho Júnior. Os registros foram feitos em maio deste ano, às vésperas da Folia do Divino Espírito Santo, uma festa organizada pelo deputado.
Um outro vídeo, publicado pelo próprio parlamentar em suas redes sociais, mostra o caminhão, com a logo da Codevasf e os dizeres “equipamento doado”, também sendo usado nos preparativos da festa.
A Folia do Divino Espírito Santo é uma festa tradicionalmente realizada pela família de Vicentinho Júnior na Fazenda São Bento. O imóvel pertence ao próprio parlamentar tocantinense, segundo declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022.

Na edição deste ano, a festa reuniu os cantores Evoney Fernandes, Maykinho Top e Zezinho dos Teclados.
De acordo com os termos de doação da Codevasf, os veículos não poderiam ser usados para outras finalidades senão as de interesse social e sem fins lucrativos. Em nota, a estatal explicou que o descumprimento dessa regra pode motivar a reintegração do bem doado ao patrimônio da estatal.
“Informações complementares sobre eventual uso indevido de equipamentos doados podem ser encaminhadas por qualquer cidadão à Ouvidoria da Codevasf. A Companhia não mede esforços para assegurar o emprego adequado de bens destinados a iniciativas de desenvolvimento regional”, explicou o órgão.
Procurado, Vicentinho Júnior não quis comentar a reportagem.
Deputado usou cota parlamentar para comprar carro de R$ 100 mil de presente para irmã
Vicentinho Júnior já esteve envolvido em outras polêmicas. Em 2023, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o deputado federal usou dinheiro público para comprar um carro avaliado em R$ 100 mil e dar o veículo de presente para a irmã.
A operação foi bancada com a cota parlamentar — verba destinada exclusivamente a despesas do mandato, como aluguel de escritório, veículos, passagens, alimentação e combustível.
No caso do deputado, o dinheiro público foi usado inicialmente para alugar o automóvel. Depois, ele se valeu de uma cláusula prevista no contrato com a locadora para comprar o mesmo carro, manobra que fere as normas internas da Câmara.
O veículo — um Toyota Corolla branco, ano 2018 — passou da locadora diretamente para o nome da irmã do parlamentar, a médica Mariana Alice, conforme registros do Detran do Tocantins. A transferência ocorreu em 29 de julho de 2022, justamente na véspera do aniversário dela.
Quem é Vicentinho Júnior
Vicentinho Júnior é filho do ex-senador Vicentinho Alves. Foi eleito deputado federal, pela primeira vez, em 2014, pelo PSB, e renovou o mandado nas eleições seguintes, de 2018 e 2022, respectivamente, pelo Republicanos e pelo PP, partido atual do parlamentar.
Em 2024, Vicentinho Júnior presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Trata-se da segunda maior comissão da Casa.



Deputado Vicentinho Júnior
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Ex-senador Vicentinho Alves, pai do deputado federal Vicentinho Júnior
Pedro França/Agência Senado
Ex-senador Vicentinho Alves, pai do deputado federal Vicentinho Júnior
Moreira Mariz/Agência Senado

