Depois de mais de 30 anos funcionando em instalações provisórias, a comunidade escolar da Escola Classe 425 de Samambaia recebeu o novo prédio totalmente reconstruído pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Com investimento de cerca de R$ 14 milhões, a unidade agora dispõe de estrutura moderna, acessível e equipada para atender aproximadamente 700 estudantes de 4 a 11 anos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Vale ressaltar que o DF é a única Unidade da Federação onde todas as creches públicas são de tempo integral, o que permite que mães e pais possam trabalhar tranquilos.
Essa entrega se une aos avanços significativos desta gestão na educação com a construção de 13 escolas, três escolas técnicas, 27 Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), além de mais de 600 unidades reformadas, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade dos estudos dos alunos da rede pública.
A reestruturação veio acompanhada da valorização dos professores. A categoria recebeu aumento de 18% e incorporação da antiga gratificação ao salário-base, medida que representa ganho real e estabilidade para os educadores.
Além disso, a rede ganhou 12 mil novos contratados, incluindo mais de 6 mil docentes.

Educação Infantil
Com essa movimentação, as famílias passam a encontrar vagas em creches com mais facilidade próximo de onde moram. A redução da fila da Educação Infantil demonstra o impacto das medidas: o número, que era de 23 mil crianças, caiu para cerca de 1,5 mil e a expectativa é de que seja zerado até o início do próximo ano letivo,
Esse resultado tem sido fortalecido pelo Cartão Creche, que amplia a oferta de vagas em todo o DF, e já atendeu cerca de 10 mil crianças. O benefício pode ser utilizado em unidades privadas, o que proporciona geração de emprego e estabilidade para os estabelecimentos conveniados.
Ensino técnico e superior
A expansão do ensino técnico e superior também ganha protagonismo com a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF) — primeira universidade pública do dF. O projeto, idealizado desde a década de 1960, foi finalmente implementado nesta gestão. A instituição representa um marco na ampliação do ensino superior público no DF.
O governo ainda inaugurou três novas escolas técnicas, que juntas possuem capacidade para atender 10 mil estudantes em formação profissionalizante.
Avanço social
Outra premissa que avançou foi a política de apoio às famílias: o Cartão Material Escolar beneficiou cerca de 200 mil estudantes, além de papelarias locais.
A partir de 2026, terá o Cartão Uniforme Escolar que garantirá uniformes para alunos da rede pública. A finalidade é garantir uniforme de qualidade, com kits retirados em malharias locais, auxiliando a economia local.