O Ministério da Saúde enviou ao Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (2/12), mais de 9 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que responde por 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos de pneumonia em menores de 2 anos.
O imunizante foi incorporado no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é destinada a recém-nascidos e a gestantes a partir da 28ª semana. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo.
Ainda não há uma previsão para o início da vacinação, mas, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), é esperado que ainda em dezembro se inicie a distribuição das vacinas nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs).
Leia também
-
Anvisa define vírus de vacinas da gripe para 2026. Entenda
-
China comemora parceria com Butantan em vacina contra a dengue
-
Dengue: com 35% do público-alvo vacinado, dose única aumentará imunização no DF
As gestantes que tomarem o imunizante conseguirão proteger o bebê ainda na barriga. Contudo, caso haja uma nova gravidez, a recomendação é tomar uma outra dose da vacina. Não há restrição de idade.
No DF, até outubro deste ano, segundo a SES-DF, foram registrados 1.830 casos do vírus VSR, o que equivale a um aumento de 26% dos diagnósticos em relação ao ano inteiro de 2024 (1.354 casos).
Ainda de acordo com a pasta, a vacina traz uma eficácia de 81,8% de proteção contra o vírus durante os primeiros 90 dias do bebê.
