Liniker é reconhecida pela crítica pela sonoridade soul e black music, mas o álbum “Caju” marcou uma ruptura consciente com essa rigidez de gênero. Ela sentiu que a indústria e o público a colocaram em um lugar que não correspondia ao desejo de experimentação.
A cantora revelou que a busca por diversão foi central na produção de “Caju”: “Estou fazendo esse disco porque tenho a impressão de que fui colocada em um lugar senhoril muito cedo”. “As pessoas olham para mim e me tratam com uma senhora, mas eu sou uma travesti de 29 anos. Eu só quero me divertir”.
A resposta dessa busca por liberdade é um disco sonoramente plural, que reúne um conjunto de subgêneros da música pop. “Caju” explora elementos de disco, house, pagode e arrocha, mostrando a capacidade de Liniker de ser experimental e acessível ao mesmo tempo.
Essa fluidez reflete as raízes familiares: a mãe, que era professora de dança de samba rock, e o avô, sanfoneiro. Liniker já manifestou que gostaria de fazer samba ou ser convidada para um projeto de pagode, citando a importância desse gênero na história da música preta.
Leia também
-
Conheça as metáforas poéticas nas músicas de Liniker
-
O laço forte de amizade entre Liniker e Linn da Quebrada
-
Liniker: “Sou uma travesti cantando sobre o desejo de ser amada”
-
Entre glória e realidade: a independência que sustenta Liniker
Liniker sempre transitou entre mundos, mas agora organiza todos eles em um álbum que ganhou três Grammys e mais de 160 milhões de plays. A turnê, dividida em quatro atos, transforma a trajetória da artista em espetáculo performativo — onde “Popstar”, “Febre” e “Veludo Marrom” exaltam essa energia de reconciliação consigo mesma.
Caju é a prova de que diversão também é uma forma de excelência. E será com essa vibração dançante que Liniker encerra o Festival Estilo Brasil em 14 de dezembro.
O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação
Caetano Veloso
11 de dezembro
Liniker
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital
