MAIS

    Documentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais

    Por

    O documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, venceu duas categorias do International Documentary Awards (IDA), realizado nesse sábado (6/12) nos Estados Unidos. A produção examina a influência crescente da religião evangélica na política brasileira.

    O longa conquistou os prêmios de melhor produção e melhor roteiro. Também concorria nas categorias de melhor documentário em longa-metragem, a principal da cerimônia, e melhor direção.

    Documentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - destaque galeria3 imagensDocumentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - imagem 2Documentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - imagem 3Fechar modal.MetrópolesDocumentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - imagem 11 de 3

    Documentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - imagem 22 de 3

    Documentário brasileiro cotado ao Oscar vence 2 prêmios internacionais - imagem 33 de 3

    Disponível na Netflix, o filme pode disputar o Oscar 2026 na categoria de documentário em longa-metragem. A lista oficial dos indicados será divulgada em 22 de janeiro.

    Caso seja selecionado, será a segunda vez que uma obra de Petra concorrerá ao prêmio. Em 2020, Democracia em Vertigem, documentário também dirigido por ela, disputou na mesma categoria, mas a estatueta ficou com American Factory.

    Em entrevista ao Metrópoles, Petra e a produtora Alessandra Orofino comentaram o processo de criação do filme, que reúne entrevistas com nomes como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.

    “Essa pessoa que tem fé, que eventualmente é evangélica, a gente espera que ela assista o filme. Que esse filme seja o início de uma reflexão, e não o fim de uma reflexão, que ele desperte uma conversa pública sobre esse assunto”, reflete Orofino.

    Elas também relembraram um episódio violento durante as gravações da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, quando um manifestante chegou a engolir um cartão de memória da equipe. “Chegou num nível de intolerância muito grande”, relata Petra.