A previsão do tempo para o último domingo de 2025 indica um cenário típico de verão no Brasil, com a combinação de calor, umidade e sistemas atmosféricos favorecendo chuva em boa parte do território nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 1,3 mil municípios estão sob alerta máximo para a onda de calor que atinge o país.
Os estados do Sudeste, além de cidades em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina seguem em alerta vermelho para temperaturas cerca de 5°C acima da média. Conforme o órgão, o fenômeno, que provoca riscos à saúde, deve se estender até, pelo menos, a próxima segunda-feira (29/12).
Leia também
-
Calor abafado e pancadas de chuva: como fica o tempo domingo em SP
-
Até quando vai a onda de calor extremo? Veja previsão e temperaturas
-
Com calor de 40ºC, Rio registra 450 atendimentos de saúde por dia
-
Onda de calor: até quando temperaturas seguirão altas em São Paulo
Calor intenso e chuvas fortes
Apesar do calor intenso em grande parte do país, as chuvas também seguem presentes em quase todo o território nacional. Na região Sul, um frente fria mantém o tempo instável.
No Rio Grande do Sul são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, pela manhã, e, ao longo do dia, as instabilidades se espalham pelo estado, com risco de temporais. À tarde, a chuva avança por Santa Catarina e Paraná, com maior risco de temporais no leste e oeste catarinense e no leste paranaense e o calor segue predominando.
No Sudeste, mesmo com o calorão, as pancadas de chuva ocorrem desde cedo no oeste e norte paulista e no Triângulo Mineiro. À tarde, as instabilidades aumentam com a aproximação de uma frente fria pelo litoral, trazendo chuva moderada a forte em São Paulo e no oeste de Minas Gerais. Há risco de temporais no sul e noroeste paulista e no Triângulo Mineiro e o calor segue intenso em toda a região.
No Centro-Oestes, as instabilidades continuam em Goiás e no noroeste de Mato Grosso durante a madrugada. À tarde, a chuva aumenta em Mato Grosso, com risco de temporais na metade oeste e em áreas do sudeste e leste do estado. No leste de Mato Grosso do Sul, a chuva pode ser mais forte, enquanto no restante do estado ocorre de forma mais fraca e o calor persiste.
No Nordeste, as pancadas de chuva aumentam no Maranhão e no Piauí, com intensidade moderada e pontos mais fortes no nordeste do Maranhão e norte do Piauí. No Ceará, a chuva se intensifica na metade norte. No interior da região, o tempo segue firme e quente, sob alerta de risco potencial para baixa umidade do ar.
Por fim, no Norte do país, as pancadas de chuva ganham força no Amazonas e em Rondônia, além do Acre e Amapá, com risco de temporais. No Pará, a chuva ocorre de forma mais espalhada, sendo mais intensa no oeste do estado. O tempo segue abafado e quente.
