MAIS

    Elon Musk diz que União Europeia “deveria ser abolida” após multa ao X

    Por

    O bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), afirmou neste sábado (6/12) que a União Europeia “deveria ser abolida” após o anúncio da aplicação de uma multa de 120 milhões de euros (cerca de R$ 741,7 milhões, pela cotação atual).

    De acordo com a investigação da UE sobre o X, a plataforma de Musk teria cometido uma série de infrações à legislação europeia, entre elas práticas enganosas na verificação de contas de usuários. Musk reagiu às sanções e disse que a União Europeia deveria ser “abolida”.

    “A União Europeia deveria ser abolida e a soberania devolvida a cada país, para que os governos possam representar melhor seus povos”, escreveu o bilionário. “Adoro a Europa, mas não o monstro burocrático que é a UE”, completou Musk.

    The EU should be abolished and sovereignty returned to individual countries, so that governments can better represent their people

    — Elon Musk (@elonmusk) December 6, 2025

    Esta é a primeira sanção aplicada no âmbito da legislação aprovada há três anos, que tem como objetivo combater conteúdos ilegais e perigosos publicados por plataformas digitais.

    Leia também

    Segundo a UE, o modelo de certificação utilizado no X — o selo azul — teria induzido usuários ao erro e os exposto a “golpes e outras formas de manipulação”, já que qualquer pessoa pode pagar pela verificação sem que a big tech saiba a identidade real do dono do perfil.

    A partir de agora, passa a valer um prazo de 60 dias para que o X informe à UE quais medidas pretende adotar para corrigir o problema.

    Compra do Twitter

    Musk comprou o X, antigo Twitter, em 2022 por US$ 44 bilhões. Antes, o selo azul só era concedido a perfis que passavam por um processo de verificação de identidade, justamente para evitar fraudes.

    Com o bilionário no comando, porém, basta adquirir alguns dos pacotes disponíveis na plataforma para obter o selo.