Portal Estado do Acre Notícias

Em Belo Horizonte, Lula ironiza Zema: “Não vai a lugar nenhum”

em-belo-horizonte,-lula-ironiza-zema:-“nao-vai-a-lugar-nenhum”

Em Belo Horizonte, Lula ironiza Zema: “Não vai a lugar nenhum”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira (11/12), durante o lançamento da Caravana Federativa —  iniciativa que tem o objetivo de aproximar o governo federal dos estados e municípios — na capital mineira.

O petista relembrou um vídeo publicado pelo governador de Minas em fevereiro. Na gravação, Zema aparece comendo uma banana com casca para criticar a alta de preços dos alimentos. Ao comer a fruta, Zema afirmou “não fica tão bom quanto uma banana pura, não, mas dá para encarar nesses tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funciona”.

Leia também

“O PAC não foi invenção minha. O PAC, em janeiro de 2023, eu convoquei 27 governadores de estado. Tava lá Tarcísio, tava lá Zema. O Zema não falou nada porque ele só devia comer banana com casca, ele não tinha aprendido a descansar banana ainda. Ele não vai a lugar nenhum. O cara que não aprendeu a descascar banana não pode querer fazer nada mais”, disse o presidente.

“Eu queria fazer um apelo. Se o Zema quiser, eu posso fazer um cursinho a distância para ele para ensinar a descascar banana e a comer”, provocou Lula.

No início do ano, com o cenário de inflação no setor de alimentos, o titular do Planalto teria sugerido educar a população para evitar a compra de produtos que estavam muito caros. A fala de Lula repercutiu negativamente e virou munição para críticas da oposição.

Lula em MG

O presidente cumpriu duas agendas em Minas nesta quinta. Pela manhã, o titular do Executivo esteve em Itabira, na inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores. Na ocasião, ele fez uma visita às instalações da unidade de saúde.

Em seguinda, o presidente foi até a capital para a abertura da Caravana Federativa. Participam do evento as ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos  e Cidadania), e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde), além de outras autoridades.

Zema, que é candidato à presidência em 2026 e é adversário político de Lula, não foi convidado para os eventos.

Sair da versão mobile