Na corrida por emagrecer alguns quilinhos no fim do ano, algumas pessoas apelam a quase tudo: jejum prolongado, detox, sucos milagrosos e dietas malucas. Mas a verdade é que a perda de peso saudável e duradora exige paciência e, obviamente, não acontece do dia para a noite.
Leia também
-
5 receitas pouco calóricas para um jantar de Natal ou Ano-Novo leve
-
Este milkshake é rico em proteína e ajuda a regular a glicose; aprenda
O segredo a maioria das pessoas já sabe: aliar uma alimentação equilibrada com a prática regular de atividade física. Sem atalhos. Também faz diferença um sono de qualidade e o manejo do estresse, fatores que impactam diretamente no emagrecimento.
8 imagens



Fechar modal.![]()
1 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
2 de 8
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
3 de 8
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
4 de 8
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
5 de 8
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
6 de 8
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
7 de 8
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
8 de 8
Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal
Getty Images
A convite da editoria de Vida&Estilo, a nutricionista Juliana Andrade, do Metrópoles, listou cinco hábitos que até parecem que ajudam a “secar” e, na verdade, têm efeito contrário. Confira!
Dietas extremamente restritivas
Cortes radicais, como “dieta de 500 calorias”, jejum prolongado sem supervisão ou exclusão de grupos alimentares, até geram perda rápida de peso, mas quase todo o peso volta — além de prejudicar o metabolismo.

Detox de sucos, chás e receitas milagrosas
Nenhuma dessas estratégias “limpa toxinas” ou acelera o emagrecimento. Chás estimulantes podem aumentar a ansiedade, causar arritmias e irritar o estômago.

Treinos exaustivos diários
Excesso de exercício aumenta o risco de lesões, inflamação e compulsão alimentar. A ideia de “queimar o máximo possível em pouco tempo” não se sustenta na prática.
Remédios sem prescrição e substâncias clandestinas
Comprimidos vendidos pela internet, fórmulas caseiras, sibutramina sem acompanhamento e “emagrecedores naturais” não apenas não funcionam como podem causar danos graves, incluindo arritmias e problemas psiquiátricos.
Comparações com influenciadores
Imitar rotinas extremas de pessoas na internet é um dos erros mais comuns. Cada corpo responde de um jeito, e muitos conteúdos são editados, irreais ou promovem práticas perigosas.
