Três dias após o Natal, a Embaixada da Rússia no Quênia divulgou um vídeo feito por inteligência artificial de cunho satírico, mas cheio de mensagens subliminares que refletem bem a dinâmica atual da política mundial. Nas imagens, o presidente Vladimir Putin aparece vestido de Papai Noel e distribui presentes “inocentes” a oito chefes de Estado.
O vídeo começa com o presente dado por Putin a Xi Jinping, presidente da China, que ganha dois enfeites de Natal: um com o símbolo da moeda da China, o Yuan, e outro da moeda russa, o Rublo. Quando Xi coloca os dois enfeites lado-a-lado na árvore de Natal, imediatamente o símbolo do dólar cai e se despedaça ao chão.
Depois é a vez de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, ao invés da presidenta atual, Droupadi Murmu. Ele recebe sorridente um avião caça russo e brinca com ele no ar.
O presidente americano Donald Trump vem logo em seguida e também abre um grande sorriso ao receber um porta-retrato com a foto dele ao lado de Putin.
Nicolás Maduro vem depois e ganha uma super pickup de DJ. Quando o presidente da Venezuela liga o equipamento, a música diz em sotaque espanhol: “Not war, just peace, forever, forever, forever”. E se inicia uma festa.
Leia também
-
Kremlin detalha ligação entre Putin e Trump sobre guerra na Ucrânia
-
Trump conversa com Putin antes de receber Zelensky: “Bom e produtivo”
-
Trump recebe Zelensky enquanto Putin se mantém inflexível sobre guerra
-
Putin mostra não ter nenhuma disposição para fim da guerra na Ucrânia
Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia, abre então seu pacote. Nele, um globo de neve exibe a imagem de Akkuyu, local da primeira usina nuclear turca, situada na província de Mersin, na costa mediterrânea.
Depois, Kim Jong-un, presidente da Coreia do Norte ganha uma espada com um bilhete: “Da Rússia, com gratidão.”
Como não poderia faltar, Zelensky também ganha seu presente, mas não se alegra com ele. Trata-se de um par de algemas, que logo é colocado em seus punhos e uma imagem dele já na prisão, atrás das grades é exibida junto ao rosto do presidente da Ucrânia assustado.
Por último, aparece Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, que ganha uma espécie de “vale-gás” em uma “oferta especial”.
