O Dicionário de Cambridge elegeu a palavra o ano de 2025: parasocial (parassocial, em tradução livre). Parassocial descreve uma conexão emocional unilateral e de mão única que uma pessoa forma com uma celebridade, personagem fictício, influenciador ou até inteligência artificial, sem que haja reciprocidade ou contato real, criando uma ilusão de intimidade e amizade.
Leia também
-
Influencer gringa denuncia brasileiros por plágio: “Palavra por palavra”
-
Palavra de 2025: escolha foi influência do noivado de Taylor Swift
-
Como noivado de Taylor Swift influenciou na escolha da palavra do ano
-
Dicionário de Cambridge elege a palavra do ano de 2025. Saiba qual é
Mesmo com a explosão de buscas neste ano, o conceito é antigo e existe, pelo menos, desde o século XIX. Criado pelos sociólogos Donald Horton e Richard Wohl, o termo é usado para explicar a relação que os leitores sentiam com os personagens das obras que estavam lendo ou como os telespectadores formavam relacionamentos “parassociais” com personalidades da TV, segundo o Dicionário Cambridge.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
De acordo com a editoria da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a escolha da palavra se dá pelo aumento da popularidade de assistentes virtuais que podem assumir personalidades e por como as redes sociais intensificam a intimidade entre fãs e ídolos — seja um artista musical ou um influenciador digital.
Um exemplo-chave citado pelo Dicionário Cambridge é a cantora norte-americana Taylor Swift. O anúncio do noivado da estrela com o jogador de futebol Travis Kelce, em agosto deste ano, causou uma explosão nas buscas pelo termo “parassocial”.
Isso ocorreu como uma tentativa de entender a reação dos fãs da cantora, que mesmo sem conhecer Taylor Swift pessoalmente, sentiam como se estivessem vendo uma “amiga de infância” anunciar o casamento.
