A busca por recomeços, a vontade de se reinventar e a procura por novidades no dia a dia são apenas algumas das principais metas que muitos brasileiros buscam alcançar com a chegada de um novo ano.
Entretanto, o que muitos encontram durante a caminhada para uma nova vida são imprevistos e dificuldade de criar hábitos. Não à toa, uma nova pesquisa realizada na Universidade do Sul da Austrália, e publicada na revista científica Healthcare, aponta que novos hábitos levam ao menos dois meses para se enraizar e, alguns deles, podem demorar até um ano para se encaixar no cotidiano.
Mudar os hábitos pode ajudar a ter um ano melhor
Para Gisele Hedler, especialista em comportamento humano, o ideal para não se sobrecarregar com a nova rotina é estabelecer pequenos hábitos que vão te ajudar a evoluir pessoalmente e, consequentemente, ter sucesso em outras áreas da vida. “Compreender e aproveitar o poder do hábito permite-nos criar mudanças positivas em nossas vidas, sendo uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos a longo prazo”, afirma.
8 imagens



Fechar modal.![]()
1 de 8
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images
2 de 8
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images
3 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images
4 de 8
Praticar atividade física é essencial
Getty Images
5 de 8
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images
6 de 8
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images
7 de 8
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images
8 de 8
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
5 principais estratégias para mudar a rotina em 2026
1. Comece o dia de forma positiva
“A prática diária da gratidão, reconhecendo as coisas boas da vida, nos ajuda a manter uma perspectiva positiva, segundo a especialista. Assim que acordar, respire profundamente 5 vezes e agradeça por mais um dia de vida. Em seguida, antes mesmo de sair da cama, ‘caminhe’ mentalmente pelo seu dia e visualize os resultados que você espera de cada coisa”, aconselha Gisele.
2. Não utilize aparelhos eletrônicos ao acordar
Em tempos em que a tela do celular brilha antes que o sol no rosto da maioria dos brasileiros assim que despertam, se expor a luz natural e realizar alongamentos se torna uma prática positiva.
Isso porque, segundo a profissional em comportamento humano, a luminosidade do sol ajuda o organismo a regular o seu horário biológico e os alongamentos, por sua vez, auxiliam estimulando o cérebro a produzir alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar. “Se você não tiver acesso a área externa, abra a janela e olhe para o céu.
Esse hábito ajudará você a ter mais energia, pois a rotina em contato com a claridade vai descarregar cortisol que você precisa para começar o dia”, indica.
Leia a matéria completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
