Em um longo desabafo, Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, relatou como o Natal se transformou na família após o astro de cinema ser diagnosticado com demência. Segundo ela, as celebrações de fim de ano eram um dos momentos favoritos do artista e é doloroso ver como tudo mudou após a doença. “É normal sentir tristeza”, disse.
Leia também
-
“Ainda vejo um brilho”, desabafa filha sobre demência de Bruce Willis
-
Filha de Bruce Willis atualiza estado de saúde do ator
-
Esposa e filhas de Bruce Willis já “sofrem o luto” após diagnóstico
-
Esposa de Bruce Willis desabafa sobre doença do ator: “Um longo adeus”
Desabafo
Emma publicou um longo relato em seu blog oficial e abriu o coração sobre como a relação com o Natal mudou por conta do diagnóstico. O astro de filmes como Pulp Fiction e O Sexto Sentido descobriu a afasia em março de 2022. Ele se aposentou dos filmes no ano seguinte, quando a família anunciou que a condição havia evoluído para Demência Frontotemporal (DFT),
“As festas de fim de ano têm o poder de nos fazer refletir, mostrando quem fomos, quem somos e o que imaginávamos que seriam. Quando se cuida de alguém com demência, essa reflexão pode ser especialmente dolorosa. Tradições que antes pareciam simples exigem planejamento — muito planejamento”, afirmou ela.
Tristeza
De acordo com Ella, momentos que antes traziam alegria à família, agora, podem chegar envoltos em uma teia de tristeza. “Eu sei disso porque estou vivendo isso. Mesmo assim, ainda pode haver significado. Ainda pode haver carinho. Ainda pode haver alegria. Aprendi que as festas de fim de ano não desaparecem quando a demência entra em nossas vidas. Elas se transformam.”
7 imagens



Fechar modal.![]()
1 de 7
Bruce Willis, a esposa Emma e Demi Moore posam juntos durante evento
Stefanie Keenan /Guetty Images
2 de 7
Bruce Willis foi diagnosticado com demência
The Grosby Group
3 de 7
A filha de Bruce Willis atualizou o estado de saúde do ator
Instagram/Reprodução
4 de 7
Bruce Willis e Rumer Willis posam abraçados para as redes sociais
Instagram/Reprodução
5 de 7
“Ainda vejo um brilho”, desabafa Rumer Willis sobre demência do pai. Bruce Willis
Instagram/Reprodução
6 de 7
Bruce Willis muitas vezes não reconhece a filha
Instagram/Reprodução
7 de 7
Bruce Willis teve seu quadro de saúde agravado nos últimos anos
Rich Fury/Getty Images
Em seguida, ela disse como a data, hoje, está envolta em tristeza. “É normal sentir tristeza. A tristeza não se limita à morte. Ela se manifesta na mudança e na perda ambígua que os cuidadores conhecem tão bem. Ela se manifesta na constatação de que as coisas não acontecerão mais como antes”, observou.
Memórias
Ainda em seu texto, a esposa de Bruce Willis comentou como o Natal e o período de fim de ano eram especiais para o ator. “Para mim, as festas de fim de ano trazem à tona memórias de Bruce como o centro de tudo. Ele adorava essa época do ano: a energia, o tempo em família, as tradições. Ele era quem fazia panquecas, quem levava as crianças para brincar na neve , a presença constante que percorria a casa ao longo do dia.”
“Às vezes me pego, inofensivamente, amaldiçoando o nome de Bruce enquanto lido com as luzes de Natal ou assumo tarefas que costumavam ser dele. Não porque eu esteja com raiva dele, nunca, mas porque sinto falta de como ele liderava a organização das festas”, desabafou Emma.
